No copo Tumbler, sua apresentação é bem bonita. Apresentação cor dourado-pálido, fraca e opaca, mas bastante típica do estilo, com muita turbidez e muita efervescência. Sem sedimentos. Forma uma camada exagerada de creme branco, espumoso, bastante fofo, um pouco disforme, com ótima permanência, que assentou vagarosamente. Praticamente não resta lacing nas laterais.
Seu buquê é perfumado, saboroso, mas desprende de forma apenas limitada. Sentem-se muitas notas frutadas do cajá (taperebá) e esterificadas mais típicas de Witbier, como banana ou laranja. Há um pouco de trigo/cereal e fenóis de cravo, mas de forma mais tímida. Notas mais triviais como pão, mel ou sensação herbal (grama/capim) também podem ser encontradas. Os condimentos fazem falta. Sem eles, o aroma perde em complexidade. Há um pouco de off-flavor - sensação fraca de sabão -, mas bem pouco relevante. No geral, é um buquê interessante.
Na boca, ela é uma Witbier destacada, saborosa, com a pitada final frutada do cajá que realmente valoriza o conjunto. Neste rótulo, ocorre sim bela harmonia entre as sensações, que não são nem exageradas nem ofuscadas. Gole com destaque não somente para o cajá, mas também para os ésteres de banana, limão e laranja, sensação de capim e doçura maltada com característica de melaço. Off-flavor metálico bastante sensível. Retrogosto adstringente, suave e prolongado, com citricidade limitada e com sensações finais de trigo/cereal, ésteres, muito cajá e melaço. O corpo dessa Witbier é leve, com um pouco de sedosidade. A carbonatação é média/fraca, valorizando a textura e contribuindo para a percepção das notas. Álcool totalmente discreto, imperceptível. Drinkability muito boa, característica quase mandatória para qualquer Witbier. A cerveja possui um paladar realmente destacado, diferenciado e muito saboroso, sem enjoar.
Pois bem, essa Amazon Witbier Taperebá é talvez o rótulo mais bem executado dessa cervejaria paraense. Realmente é uma Witbier muito saborosa e ímpar. Talvez cause estranheza a ausência de condimentos/fenóis em toda a degustação. Muito provavelmente não foram utilizados para não esconder o cajá, que realmente causa um certo frissom no conjunto. O paladar é o ponto mais forte desse rótulo, que definitivamente merece degustação. Funciona perfeitamente bem também como Session Beer.