Pioneira dentre as cervejarias artesanais mineiras, foi em 1997 que a "Krug Bier" iniciou as atividades ao fabricar chopes leves, adequados ao paladar popular brasileiro, na capital do estado, Belo Horizonte. Inicialmente o local contava ainda com um bar no mesmo espaço da fabrica onde as pessoas podiam beliscar petiscos e provar cervejas frescas. A grande virada, contudo, se deu mesmo no ano de 2004 com a criação da linha "Áustria", composta por cervejas de variados estilos inspirados em receitas austríacas. O crescimento do negócio logo fez surgir a necessidade de ampliar e modernizar a fábrica que foi transferida para a cidade de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. Já o bar/restaurante se mantém dentro da capital, no bairro de São Pedro.
Lançada em 2013, a "Áustria Imperium IPA" marca o início de uma terceira linha de cervejas - a "Áustria Imperium" - que pretende comercializar estilos mais extremos. O primeiro rótulo e por enquanto, ainda único da nova linha, é uma 'Imperial India Pale Ale' feita à partir do primeiro mosto, o que lhe confere elevado teor alcoólico. Utiliza lúpulos "Magnum", "Cascade", "Polaris" e "Mandarina Bavaria"
Translúcida e acobreada, forma espuma bege de formação e duração medianas.
O aroma promove clara percepção de malte caramelizado, levemente tostado, seguido por traços de lúpulos cítricos e herbáceos. Notas de óleo de casca de laranja e pinheiro insinuam-se de modo um pouco grosseiro, puxando em seu espectro um curioso toque de verniz.
No paladar destaca-se a presença do malte com sutil tosta e intensa caramelização, evidenciando corpo médio e significativo dulçor. Apesar de forte, surpreende pela textura incrivelmente macia e álcool pouco perceptível. Menos amarga do que se poderia esperar, traz novamente ecos de óleo de casca de laranja e pinheiro com sensação discreta de verniz. De amargor retraído, o final maltado/caramelizado enseja ligeiro toque de resina, que se projeta até o retrogosto levemente tostado e abiscoitado.
A impressão geral é de que falta maior assertividade nos atributos que definem o estilo (claramente inspirado na escola americana), tais como o aroma de lúpulo mais vívido, um sabor cítrico/frutado mais limpo e - claro - amargor potente. 'Off-flavours' de óleo e verniz inusitados para a proposta da cerveja não chegam a prejudicar o sabor, porém reforçam a sensação de que o conjunto poderia ser mais bem resolvido. Uma cerveja boa, prazerosa de se tomar, mas que precisa de alguns ajustes.