Detalhe da Avaliação

2.1 33
Brasil
fernando pereira frassetto
fernando pereira frassetto
02 de Maio de 2014 7315
(Atualizado: 16 de Junho de 2014)
Avaliação Geral
 
2.0
Aroma
 
4/10
Aparência
 
2/5
Sabor
 
8/20
Sensação
 
2/5
Conjunto
 
4/10
Lançada em março desse ano, a "Brahma Seleção Especial" é a edição comemorativa de uma das mais populares cervejas do país feita para celebrar a Seleção Brasileira de futebol no ano em que recebe a Copa do Mundo em sua casa. Envolta numa maciça campanha de marketing, a edição afirma ser produzida com cevada plantada no "solo sagrado do nosso futebol", Granja Comary, centro de treinamento da Seleção Brasileira localizado no município de Teresópolis (RJ) cujo bairro loteado numa velha fazenda de Carlos Guinle hoje ostenta um belo lago artificial. Segundo a peça publicitária as primeiras sementes de cevada teriam sido plantadas em setembro de 2013 pelo técnico da Seleção, Luis Felipe Scolari e o agrônomo da Brahma, Mauri Botini. Na reta final do cultivo, alto-falantes teriam sido instalados ao redor da plantação e emitido "a vibração dos gols da seleção". Tais gols foram escolhidos pelo público numa enquete promovida na FanPage da Brahma no Facebook.

Visto o limitado espaço da Granja Comary em comparação com o gigantesco número de unidades despejadas no mercado, não demorou muito para que surgissem polêmicas a respeito da origem da cevada. Verdade seja dita, não seria possível que toda a cevada necessária para a fabricação, nem mesmo considerando a enorme proporção de adjuntos tais como o milho que fazem parte de sua composição, tivesse sido mesma plantada em tão pouco espaço. A polêmica tornou-se ainda maior após um texto de autoria do jornalista esportivo Juca Kfouri que alegava ter realizado algumas investigações informais na região sem encontrar nenhum indício da tal cevada ou sequer se algum dia teria ela realmente sido ali plantada. Polêmicas à parte, o fato é que a "Brahma Seleção Especial" tem potencial para atrair consumidores, tanto aqueles que preferem acreditar na "mística" publicitária quanto os colecionadores que não abrem mão de um lançamento.

Líquido amarelo claro brilhante. Vertido na taça apresenta espuma branca de média formação e curta duração.

Bastante suave, o aroma revela nuances discretas de malte e lúpulo seguidas por marcante presença de 'DMS" com seu característico cheiro de legumes cozidos. A sensação na boca também não é das melhores. Corpo baixo, carbonatação bombando e tome 'DMS' com muito gosto de milho acompanhado de algum dulçor maltado e ínfimo amargor.

Nada diferente de uma Brahma normal, a "Brahma Seleção Especial" representa a inversão daquele famoso slogan utilizado numa antiga campanha do refrigerante Sprite, "Imagem não é nada sede é tudo". No caso, o que temos aqui seria "Imagem é tudo sede não é nada". Se for pra matar a sede mesmo, um simples copo d'água do artificial Lago Comary seria bem mais legítimo. O resto é blá, blá, bla´.

Detalhes

Degustada em
13/Junho/2014
Envasamento
Volume em ml
473 ml
Onde comprou
Pão de Açúcar, Marília - SP
Preço
R$ 9,90
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .