Detalhe da Avaliação

2.3 49
IMG_6207.JPG
Brasil
Jean Chris
Jean Chris
23 de Outubro de 2014 6680
(Atualizado: 19 de Novembro de 2014)
Avaliação Geral

2.6
Aroma

4/10
Aparência

5/5
Sabor

9/20
Sensação

3/5
Conjunto

5/10
Hoje comprando pão na padaria tive uma imensa surpresa com essa nova Xingu, cheguei a pensar que era fake, um rótulo construído, mas depois de uns 3 segundos, peguei a garrafa e li o rótulo, vi que era de verdade. No mínimo intrigante, eu aqui em Poços de Caldas MG, numa padariazinha de bairro, encontrar uma cerveja da Heineken que eu nunca antes havia ouvido falar... Cheguei em casa, procurei no Brejas e nada, procurei na internet e nada. Não tive dúvidas, fotografei, bebi e inseri a cerveja no site.

Achei uma sacada muito interessante e inteligente do departamento de marketing da Heineken; uma cerveja vermelha, com o desenho de um índio, "pele vermelha", brasileiro, da maneira que muitos gringos enxergam o Brasil. A Xingu, acredito eu, deve ser a cerveja brasileira mais conhecida fora da América Latina, até porque foi a única nacional que encontrei nos EUA, uma das 5 nacionais que encontrei na Bélgica, a única que encontrei na Holanda, enfim... Parabéns ao departamento de marketing da Heineken, esta cerveja vai "bombar" em nível mundial e acredito que será em pouco tempo uma cerveja muito conhecida, mais ainda que a versão escura, a mais famosa fora das redondezas sul-americanas!

Enquanto eu estava inserindo a cerveja, ao ter que colocar o estilo, um problema, ela é uma Red Lager, não é Bock, não é Viena, nem Octoberfest, o estilo não existe aqui no site, ou no BJCP, nada que se compare ao estilo proposto pela Xingu Unique Red. O resultado é o genérico estilo 23A, Specialty Beer. Tenho uma ideia para a reforma do BJCP que está próxima; dentro do grupo 4, mudar o nome para Dark and Red Lager e colocar este estilo como 4D.

Depois de tanta conversa, vamos para avaliação.

-APARÊNCIA: coloração âmbar SRM 13, muito límpida, translúcida; possui pequenas bolhas subindo, creme bege claro com média altura, 2 dedos, este se desfaz e deixa lugar a um bonito "belgian lace".
- AROMA: muito suave de pão, cereais, biscoito, herbal e cítrico; um pouco de acidez, talvez da levedura. Além disso um ligeiro amadeirado em segundo plano.
- SABOR: segue o aroma possuindo um dulçor de leve a moderado, acidez leve e amargor leve.
- SENSAÇÃO de BOCA: corpo médio e cremoso, carbonatação média com boa picância, não possui sensação alcoólica. Tem final adstringente e amargo de média baixa duração na boca.

- CONJUNTO: fiz questão em destacar o conjunto desta cerveja porque quando a comparo com a Xingu escura, posso dizer que é MUITO parecida, as pequenas diferenças são em relação ao dulçor que aparece de maneira menos intensa na Red e o tostado que é levíssimo na escura, aqui não aparece, o que deixa esta cerveja com excelente drinkability, ou palatabilidade se preferirem. Parabéns mais uma vez pelo futuro sucesso internacional que acredito que esta cerveja terá.

Detalhes

Degustada em
23/Outubro/2014
Envasamento
Volume em ml
355 ml
Onde comprou
Padaria de Bairro - Poços de Caldas MG
Preço
4,75
IMG_6207.JPG
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 2 0

Comentários

1 resultados - mostrando 1 - 1
Ordenar
Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
05 de Novembro de 2014
Jean,
Não dava pra classifica-la como Amber Lager?
Embora não seja um estilo especifico do BJCP ele existe aqui no brejas. Acho que tem a ver com essa cerveja.

Abraços.
1 resultados - mostrando 1 - 1