A cervejaria Faxe surgiu em 1901 na cidade de Fakse, Dinamarca. Em 1989 se juntou a Jyske Bryggerier, formando assim a atual cervejaria Royal Unibrew. Atualmente as lagers FAXE representam o maior sucesso comercial da empresa, sendo distribuídas na Europa e em outros continentes. Já a "Faxe Royal Export" chegou ao mercado em 1985, período em que foi escolhida como a "Cerveja do Ano" em seu país.
A primeira coisa que chama a atenção no exemplar é o tamanho da lata. Com 1 litro de capacidade, ela mais lembra um daqueles antigos latões de óleo de motor. O líquido é amarelo e brilhante. No copo forma colarinho branco de boa formação e média duração.
Aroma suave de malte e lúpulo, com traços de milho que lembram cereal matinal.
Na boca, o teor alcoólico relativamente elevado para uma premium lager se faz perceber através do corpo um pouco mais denso e rascante. O sabor destaca o leve adocicado do malte, seguido por nuances de biscoito, milho e suave amargor - algo não muito diferente das cervejas comuns que todos conhecem.
Desse modo, a FAXE ROYAL EXPORT consegue sim ser mais intensa do que as premium lager de massa brasileiras, porém não a ponto de torná-la realmente interessante. De qualquer maneira vale pela curiosidade - e também pelo latão descomunal, caso seja a versão de 1 litro.