A "Evil Twin" é mais uma cervejaria de conceito "cigano", ou seja, não possui fábrica própria e por isso utiliza infraestrutura de outras cervejarias para fabricar suas bebidas. De origem dinamarquesa, seu fundador é Jeppe Jarnit-Bjergsø, coincidentemente irmão gêmeo de Mikkel Borg Bjergsø, dono da também conceituada cervejaria "cigana" "Mikkeller".
Jeppe começou a fazer cerveja caseira em meados de 2003 na cidade de Copenhague, mas só em 2010 resolveu registrar o nome "Evil Twin" para iniciar o comércio de suas cervejas. Mudou-se para Nova Iorque em 2012 e atualmente concentra a maior parte da produção nos Estados Unidos. É o caso da "Ashtray Heart" uma "Porter" defumada produzida nas dependências da cervejaria "Two Roads Brewing Company" em Stratford, Connecticut.
PILSEN DEFUMADA
Líquido translúcido, amarelo escuro, com alguma turbidez. Sua espuma esbranquiçada feita de bolhas pequenas alcança elevada formação e longa duração, deixando marcas na caneca.
Distinto toque defumado domina o olfato em nuances que lembram presunto de parma e lombinho. canadense. Apesar de marcante, há também espaço para que outras camadas de malte e lúpulo se manifestem via notas de bolacha salgada e suave floral. Muito interessante.
No palato revela corpo baixo-médio bastante crocante. Sólida base de malte sustenta o sabor, caminhando do espectro mais adocicado/abiscoitado até o defumado ligeiramente salgado. Pontual sugestão de embutidos como copa e presunto de parma expressa-se de maneira firme, mas sempre conveniente. Não há espaço para exageros. Pertinente amargor floral de lúpulo perfaz um final elegante de notável equilíbrio.
Defumada e refrescante - eis a brisa do Velho Oeste em forma de cerveja. Harmoniza com fivelão durado, botas de couro e chapéu :P