Cadastre-se

To Øl / Mikkeller Walk on Water

Thiago Ribeiro de Carvalho 23 de Setembro de 2013
 
3.8 (3)
1273   0   2  
 
Escrever Avaliação
Adicionar a uma lista
To Øl / Mikkeller Walk on Water

Informações

Cervejaria
Álcool (%)
14% ABV
Ingredientes
Water, Malt, Hops, Yeast (lager & Ale)
Ativa
Temperatura
Copo ideal
This is a collab between To Øl and Mikkeller, the overall objective was to make the "lightest beer in the world".

Walk On Water is the beer with the lowest density. It simply weighs the least. Brewers and beergeeks alike tend to describe beer by its density (or gravity). The specific density of a liquid is determined by its amount of dissolved matter. Normally proteins, carbohydrates, lipids and ashes are the four factors governing the density of a liquid. But for a beer it is more appropriate to describe its density by two factors; carbohydrates(sugar) and alcohol. Alcohol is much lighter than water, while carbohydrates (or sugars) in solution will raise the density of water. When we brewed this beer the challenge was to ferment as much of the sugars from the malts as possible, without leaving any residual sugars. This is fairly easy for low ABV beer types, but is much more challenging for a 14% ABV beer – you could say the higher alcohol percentage the lighter, but then again high alcohol would lead to high amount of rest sugar and therefore the beer would be heavier.
After working on the breakdown of residual sweetness (dextrines etc.) and optimising our fermentation, we ended up with this beast of a boozy beer!
14% alcohol and no residual sugar making it a 100% attenuation fermented beer makes this the dryest and lightest beer in the world.

Avaliações dos usuários

3 avaliações

Avaliação Geral 
 
3.8
Aroma 
 
8/10  (3)
Aparência 
 
4/5  (3)
Sabor 
 
14/20  (3)
Sensação 
 
4/5  (3)
Conjunto 
 
8/10  (3)
Para escrever uma avaliação por favor registre-se ou .
Avaliação Geral 
 
4.5
Aroma 
 
10/10
Aparência 
 
4/5
Sabor 
 
17/20
Sensação 
 
5/5
Conjunto 
 
9/10
Essa Walk On Water é uma cria colaborativa entre as cervejarias nômades dinamarquesas Mikkeller e To Øl, brassada na cervejaria belga De Proefbrouwerij. Trata-se de uma American Strong Ale, com assombrosos 14.1% de teor alcoólico (!!!). Ela se auto-intitula "a cerveja mais leve do mundo" pois possui baixa densidade específica (ou gravidade), característica essa conseguida com foco em uma altíssima fermentação sem deixar restar açúcar residual, o que acaba resultando em enorme quantidade de álcool produzido. A atenuação é máxima, ou próxima disso.

Servida em taça, exibe um visual um tanto quanto elegante e atraente. Sua coloração é dourado-escura, brilhante, alaranjada, extremamente límpida, com um pouco de turbidez. Sem sedimento aparente, porém com uma sutil efervescência central. O final da garrafa resolveu trazer turbidez e sedimentos, opacificando a cerveja. Formou uma camada mínima de espuma branca, clara, que se dissipou bem rapidamente; presente, porém quase que sumindo da superfície do líquido. Lacing mínimo.

Seu aroma é absolutamente espetacular. Muita sensação seca e acética, que remete firmemente a um vinho branco. Notas muito complexas e profundas, bem definidas: uvas verdes, laranja/tamarindo, lima/limão, peras, cravo, noz moscada, baunilha, pimenta branca, capim, erva cidreira, jasmim, alecrim, ervas finas. Ocorre sim um fundo de malte leve, mais puxado para pão branco, leve caramelo, frutas cristalizadas e castanhas. Lúpulo também presente com notas florais, herbais e cítricas. Volatiza bastante álcool, o que colabora bastante para sua capacidade vinosa (bastante boozy). Buquê imperdível, diferente de tudo o que já provei em termos de cerveja.

Na boca, a cerveja continua com sua performance única. Cerveja ainda ácida e suavemente avinagrada, porém com um fundo de malte, dulçor e defumação extremamente saborosos, extremamente harmoniosos e bem inseridos. Muito fenólica, em um nível abissal. Por incrível que pareça, ocorrem frutados sim: ésteres de laranja e pêssegos em caldas. Imensa picância alcoólica, que inclusive chega a amortecer a língua. Também com sensação de condimentos picantes, como canela e coentro. Retrogosto muito prolongado, quente, seco, adstringente, primorosamente defumada, remetendo a leve torra, madeira, álcool, frutados diversos, temperos variados (cravo, canela, noz moscada etc). Cerveja de corpo sedoso, leve, com textura macia devido à carbonatação, que é ligeiramente crocante (sparkling). Álcool muito forte, distoante, mas com o qual se acostuma durante a degustação. Drinkability boa, porém extremamente limitada pois a cerveja é pesada em álcool e um tanto quanto exagerada em notas sensoriais. Too much. Absolutamente Sipping Beer.

Essa Walk On Water é um tapa na cara. Diferente de qualquer outro rótulo, até difícil de classificar dentro de algum estilo. Única, com aguda personalidade. Extremamente potente, complexa, saborosa. Aroma primoroso, simplesmente 10/10. Na boca, surpreende por ter essa proposta de não deixar passar açúcar residual e ser extremamente doce. O resultado se mostrou bastante esterificado e excessivamente fenólico/condimentado. Retrogosto igualmente memorável, daqueles que persistem na boca por bastante tempo. Sua drinkability só não é maior por causa do álcool. Absolutamente imperdível. A+++!

Detalhes

Degustada em
22/Julho/2015
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Mr. Beer
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0
(Atualizado: 08 de Julho de 2014)
Avaliação Geral 
 
3.4
Aroma 
 
6/10
Aparência 
 
4/5
Sabor 
 
13/20
Sensação 
 
4/5
Conjunto 
 
7/10
A "Walk on Water" é uma cerveja colaborativa feita em parceria pelas cervejarias "ciganas" dinamarquesas, "Mikkeller" e "To Øl". As cervejarias consideradas "ciganas" não tem fábrica própria e por isso precisam utilizar as dependências de uma outra cervejaria para viabilizar suas produções. A "Mikkeller" nasceu em meados de 2006 e tem como elemento central a figura de Mikkel Borg, ex-professor universitário de física e matemática que deixou as salas de aula para se dedicar a sua paixão em fazer cervejas. Já a "To Øl" (que em dinamarquês significa "duas cervejas") lançou-se no mercado formal em 2010 tendo como fundadores a dupla Tore e Tobias. Assim como Mikkel, os dois também começaram como cervejeiros caseiros antes de se aventurarem profissionalmente. Curiosamente, Tore e Tobias tiveram Mikkel como professor na época da faculdade, em 2005. No intervalo das aulas os três conversavam sobre a paixão por cervejas, compartilhando a opinião de que todas as cervejarias do país pareciam não se importar com o sabor das bebidas e que a única forma de obter algo de qualidade seria se eles mesmos as produzissem. O trio chegou inclusive a tomar emprestada a cozinha da faculdade durante as horas de inatividade para ali prepararem suas receitas. Assim o rótulo "Walk on Water" representa a união de amigos que um dia se encontraram numa relação de professor-alunos na faculdade, mas hoje seguem distintas carreiras cervejeiras.

O rótulo "Walk on Water" se autoproclama como a "cerveja mais leve do mundo" no sentido que teria a menor densidade final em comparação com todas as outras cervejas. Essa densidade, também referida tecnicamente como "gravidade", é estabelecida pela quantidade de álcool e açúcares/carboidratos dissolvidos no líquido. Quando menor for esta quantidade, menos densa é a cerveja. Este processo chamado de "atenuação" envolve a capacidade das leveduras de metabolizarem todos os carboidratos e açúcares residuais, transformando-os num segundo momento em gás carbônico e álcool que é muito mais leve. Para realizar a façanha foram utilizadas leveduras 'lager' e 'ale'.

Da esquerda para a direita vemos impresso no rótulo as respectivas caricaturas de Tore, Tobias e Mikkel. A unidade degustada tem cerca de um ano de guarda e foi produzida nas dependências da cervejaria "De Proefbrouwerij", localizada em Lochristi-Hijfte, Bélgica.

Líquido turvo alaranjado repleto de partículas em suspensão outrora decantadas no fundo da garrafa. Vertido na taça exibe colarinho branco de baixa formação e média duração.

Evidente percepção alcoólica marca o aroma um tanto estranho. Notas adocicadas de malte acompanham leve floral, toques de vinagre e curiosa condimentação que lembra pimenta malagueta, shoyu e alho. Idiossincrático.

Ao contrário do esperado, na boca ela mostra uma gentileza difícil de conceber em face de sua extravagante potência. Quase tão insólito quanto Cristo caminhando sobre as águas são os 14% de álcool em nenhum momento agressivos - genuíno milagre dos cervejeiros! De corpo médio e cabonatação amena, revela delicado dulçor proveniente dos álcoois seguido por leve acidez e moderado amargor. Traços condimentados evocam pimenta vermelha e alho. O final picante e ligeiramente salgado proporciona ainda razoável sensação de aquecimento. Álcool e pimenta marcam o retrogosto, além de suave metálico. Apesar de seu elevado poder de fogo, consegue médio 'drinkability'.

Não exatamente boa e ao mesmo tempo longe de ser ruim, a "To Øl/Mikkeller Walk on Water" é uma cerveja desafiadora e disposta a alargar paradigmas. Arrisque se puder.

Detalhes

Degustada em
07/Julho/2014
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Mr. Beer Prudenshopping, Presidente Prudente - SP
Preço
R$ 29,90
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0
Avaliação Geral 
 
3.5
Aroma 
 
7/10
Aparência 
 
4/5
Sabor 
 
13/20
Sensação 
 
4/5
Conjunto 
 
7/10
Líquido de coloração amarelo-alaranjada, turvo. Creme de médias formação e consistência, breve.
Aroma e sabor remetem a toques maltados (mel, caramelo queimado), além de um azedo acético muito forte, lembrando-me o cheiro de frutas fermentadas, especialmente uvas brancas. Lúpulo aparece apenas como um amargor fresco e leve, mas subordinado aos outros aspectos. O álcool é bem inserido.
Esse rótulo colaborativo é mais excêntrico do que propriamente saboroso. A ideia era conseguir a cerveja mais alcoólica com menor densidade, de fato conseguiram. Contudo, a cerveja não é especial em termos de aroma e sabor. Em muitos momentos lembrei de vinhos frisantes, que possuem esse acético de frutas fermentadas presente.

Detalhes

Degustada em
21/Setembro/2013
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Mr. Beer
Preço
R$37,90
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0

Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]

Cadastre-se