Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.5 9
Estados Unidos
Brejas
Brejas
13 de Março de 2013 4896
Avaliação Geral
 
4.6
Aroma
 
9/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
10/10
Essa Wookey Jack é a versão unfiltered Black Rye IPA da absolutamente conceituada cervejaria Firestone Walker, da Califórnia. Uma bomba em termos de lúpulo e torra. Cerveja de cor totalmente negra e opaca, com reflexos de tonalidade marrom escura/rubi. Não exibe nem sedimentos, nem efervescência. Forma uma camada média de espuma bege, com bolhas médias, permanência duradoura e muita aderência nas laterais. Assenta bem lentamente na taça.

Exibe um aroma extremamente potente e perfumado. Inicialmente com muito lúpulo, seja cítrico, herbal ou floral: resina/pinha, maracujá e frutas tropicais. Gradativamente, a base exibe sua robustez com torra muito intensa, trazendo sensação de cereal/centeio, pão preto, bolo, madeira, fumaça/cinzas, frutas secas/escuras, aniz, açúcar queimado, fermento. Definitivamente, sem off-flavors. Buquê muito destacado e muito acima da média Black IPA (IBA), mesmo sem uma complexidade tão profunda ou diversificada.

Na boca, o paladar continua muito potente, rico, complexo, saboroso. Desde o início há um enorme equilíbrio entre lúpulo picante, pellet rústico e cru juntamente com queimado de cereal, café, defumação. Sensação de flor crua, aniz, pimenta preta e frutas escuras (passas, ameixas). Chocolate amargo muito sutil e que quase passa despercebido. O dulçor é realmente muito delicado, muito ausente. Característica inusitada bastante picante e pungente ao final do gole, um misto de álcool e condimentos. Retrogosto pesado e duradouro, resinoso, seco e queimado, teimando em lúpulo, café, madeira e aniz. Cerveja de corpo denso, com textura cremosa e aveludada. Carbonatação média, macia, contribuindo para a textura, trazendo refrescância em meio a tantas notas pesadas. Álcool elevado, perceptível, mas bem inserido no contexto. Drinkability apenas boa, pois apesar de ser uma cerveja de múltiplas qualidades, ainda assim, ela é difícil, pesada, intensa e própria para ser degustada vagarosamente. Fria ou quente, a cerveja mantém o seu padrão intenso, com uma personalidade arredia e extremamente saborosa.

Que bomba! Que cerveja fantástica! Um dos retrogostos mais absurdos já provados. Com textura densa e cremosa. Com aroma potente, direto e pouco complexo. Com um paladar super harmonioso, saboroso e equilibrado. Muito, realmente muito, difícil encontrar defeitos. Sua deficiência em dulçor acaba por se tornar uma virtude. Referência em termos de Black IPA. Referência em termos de Rye IPA. Cervejaria favorita, em uma escolha praticamente no-brainer.

Detalhes

Degustada em
25/Março/2016
Envasamento
Volume em ml
650 ml
Onde comprou
Firestone Walker Store, Paso Robles, CA
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se