Intensa, equilibrada, complexa e harmônica, esses são alguns adjetivos que podemos dar para essa diria que perfeita Imperial Stout da Brooklyn.
Linda aparência, negra, opacidade quase que total, e trazendo um toque marrom /avermelhado contra a luz. O creme é um marrom claro que não se forma muito bem e também não dura como o esperado, mas isso não tira sua beleza.
Aromática ao extremo. As notas de malte torrado estão mais destacadas, mas o lúpulo que tem um caráter tendendo mais para o lado cítrico e herbal, está sempre o acompanhando de perto, e ainda com um sutil toquezinho de flores. A presença de chocolate é intensa, assim como a de café, que fica um pouquinho atrás só. Depois de um tempo vai começando a aparecer sugestões de baunilha que é adquirida pelo malte e ou pelas leveduras, ou também por permanecer um tempo em barris de carvalho, o que não é o caso. Com isso tudo, tem-se espaço para um sutil toque de coco queimado bem interessante, seguido de um rústico toque de madeira, acompanhado de uma boa presença do álcool. Mais para o final percebi algo lembrando castanha de caju.
Paladar complexo. As notas torradas são o destaque aqui, mas não deixa nenhum outro atributo escondido, de forma alguma. Sensações de café e chocolate bem mais aparentes que no aroma, que junto com a consistência cremosa da Breja, faz lembrar um cappuccino muito gostoso e alcoólico. Tudo ainda muito bem acompanhado de gostosas notas de baunilha e coco queimado. O lúpulo traz sensações cítricas fugazes, devido ao potente amargor das sensações torradas. Mas não para por aí, pois ainda sentem-se notas de ervas temperando a bebida. Residual muito amargo, mas sempre deixando espaço para sensações diversas de chocolate e café no inicio, que vão dando lugar para citricidade e acidez, baunilha dando um singelo dulçor e acabando do mesmo jeito que começa o gole, com amargo pronunciado de chocolate e café.
Poucas Brejas têm um extremismo em seu conjunto e ainda sim, conseguem um perfeito equilíbrio! Além do seu potente teor de álcool, ela dispõe de uma média drinkability, talvez se dando ao seu conjunto totalmente equilibrado e harmônico.