Quanta expectativa eu tinha para degustar essa famosa cerveja...
Safra 2011.
Aparência: a luz do bar pode ter me confundido, mas o líquido parecia ter cor de uísque, meio avermelhada, lembrando mogno. A espuma, bege, densa e volumosa, demorou muito para baixar. Ficaram marcas nas laterais do copo.
Aroma: predominância de malte tostado, caramelo e madeira. A cereja é sentida em segundo plano, mas está ali. Nuances de cravo e canela também são perceptíveis. O estilo belga é evidente, com a levedura trazendo complexidade e sensações de difícil transcrição.
Sabor: segue o aroma, porém, com um pouco menos de complexidade. Quero dizer: o sabor também é complexo, mas nem tanto quanto o aroma. As notas adocicadas, ao meu ver, estão um pouco acima do ideal.
Sensação: final amargo, adocicado e "amadeirado". Cerveja encorpada. Carbonatação média. O amargor está presente, mas é suave. O álcool também é sentido, queimando levemente a garganta, mas dentro dos limites de razoabilidade. Sente-se ele se volatilizando na boca.
Conjunto: ótima representante do estilo. Cerveja necessária para quem estiver aqui nos EUA.