Detalhe da Avaliação

3.8 277
Estados Unidos
Mauricio Beltramelli
Mauricio Beltramelli
26 de Março de 2009 34570
(Atualizado: 03 de Maio de 2024)
Avaliação Geral

3.7
Aroma

7/10
Aparência

5/5
Sabor

14/20
Sensação

4/5
Conjunto

7/10
Localizada no Brooklyn, famoso bairro nova-iorquino, a Brooklyn Brewery é uma das mais conhecidas cervejarias artesanais dos Estados Unidos.

Inaugurada em 1988, foi uma das responsáveis pela tão falada "revolução cervejeira" norte-americana.

OPERAÇÃO BRASILEIRA

Ao final de 2018, os rótulos Brooklyn Lager e Brooklyn East IPA passaram a ser produzidos em território brasileiro pela Maniacs Brewing em sua planta em Curitiba (PR). A iniciativa é fruto de uma "Joint Venture" entre as empresas brasileira e norte-americana.

EAST IPA

Versão fabricada no Brasil.

Trata-se de uma India Pale Ale feita com adição de malte inglês e diversos lúpulos (entre os quais se destaca o East Kent Golding) passando ainda por dry-hopping. 45 IBU.

Líquido cor de ouro velho, brilhante. No copo, forma dois dedos de colarinho esbranquiçado de média retenção.

Aroma lupulado predominantemente cítrico, remetendo à lima e grapefruit. Leve toque de caramelo, advindo do malte, pincela de fundo.

De corpo médio e carbonatação suave, ao paladar traz notas de grapefruit, casca de laranja - e até mesmo zimbro! - apoiadas sobre sutil dulçor caramelado. Um amargor firme e limpo sublinha o final equilibrado, ao mesmo tempo cítrico, maltado, algo condimentado.

Tomei muito esta cerveja quando era importada em garrafinhas - época de preços ainda viáveis. Na minha lembrança ela parecia ter mais personalidade. É possível, contudo, que isso seja somente um viés afetivo de minha parte sobre tempos que não não voltam mais. De qualquer maneira, segue sendo uma bela cerveja - espécie de amálgama entre IPAs inglesas e americanas - porém com um custo-benefício que julgo não mais tão interessante, ao menos na minha região.

*Validade 08/2024

Detalhes

Degustada em
23/Outubro/2011
Envasamento
Volume em ml
335 ml
Preço
R$ 9,35
Brooklyn East India Pale Ale
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .