Antes de avaliar qualquer quesito da cerveja em si, devo falar da expectativa sobre ela. A Brooklyn nunca me decepcionou. A cervejaria do mestre Garrett Oliver explora as diversas faces da cerveja de forma sublime, sempre buscando a perfeição. E esta Black Chocolate Stout é tida como uma das grandes obras-primas de Nova York. E é muito bem ranqueada no Brejas. Eu não podia deixar a oportunidade escapar. E minhas expectativas eram altas...
E esta cerveja conseguiu superar minhas expectativas de forma brilhante. Aparência belíssima! Preta, turva, com um lindíssimo creme marrom, quase roxo, com densidade e persistência ideais. No aroma não percebi café, mas muito chocolate e um pouco do álcool (afinal são 10%). Mas o destaque mesmo é o sabor. Forte. Chocolate meio-amargo, um pouco de café, toffee, caramelo, baunilha e o álcool magistralmente bem inserido formam um conjunto formidável, complexo e saboroso. Baixa carbonatação. Final seco. Aftertaste memorável, dá vontade de ficar com esse gosto na boca pra sempre.
Uma cerveja memorável, que não dá pra deixar passar batida. E degustada ao som do excelente Crack the Skye, do Mastodon, parece que ficou ainda melhor...