A Centennial IPA é uma cerveja do estilo "india pale ale" no qual se destaca a presença da variedade de lúpulo chamada "Centennial". Este lúpulo surgiu em 1974 a partir de cruzamentos entre várias outras espécies, dentre elas o "Brewer's Gold", "Fuggle", "East Kent Golding", "Bavarian" e outros. O "Centennial" também é informalmente conhecido como "Super Cascade", apesar de ter um caráter cítrico menos acentuado do que o "Cascade".
Líquido alaranjado, translúcido, com leve turbidez. Creme vigoroso meio amarelado, de média densidade e alta persistência. No copo brilha com extrema vividez. Simplesmente linda!
O aroma é fresco como o orvalho do amanhecer na primavera da mata atlântica. Muito mato e ervas como cidreira, hortelã, além de pinho e jatobá flanam sobre notas de maltes tostados e caramelizados. O seu excelente frescor proporciona agradável "cheiro de limpeza". Muito bom!
Na boca ela inicia com o dulçor do malte caramelizado, mas logo evolui rumo a um centro bem amargo, herbáceo e resinoso. O sabor sugere anis, perfume, manga verde e caju de vez. Já o ápice da adstringência e sensação de "amarrar a boca" fica mesmo para o final - longo e amargo - que faz jus aos declarados 65 IBUs. Retrogosto intenso com bastante resina e toques de eucalipto.
Cerveja sensacional, uma IPA e tanto! Prato cheio para os aficcionados por cervejas ultra amargas. Se esse é o seu caso, vem que aqui lúpulo tem!