Mais um rótulo da cervejaria "Rogue Ales", que iniciou suas atividades em 1988 e hoje tem sede na cidade de Newport, estado de Oregon (EUA). Suas cervejas não são pasteurizadas e nem levam conservantes.
A "Hazelnut Brown Nectar" é uma "brown ale" especial, pois leva extrato de avelã em sua receita. Elaborada por um amigo do principal mestre-cervejeiro da casa, ela é dedicada ao "cervejeiro caseiro" que habita em cada um.
Líquido translúcido marrom acobreado. Espuma bege de média densidade, boa formação e ótima duração.
Peculiar aroma de bombom. Toques de malte caramelizado, tostado e achocolatado se unem a notas de leite e avelã, chegando a lembrar "Sonho de Valsa" e "Lancy" da "Lacta".
Na boca apresenta corpo médio e textura aveludada. A abundância de maltes é evidente e se manifesta em ondas de caramelo, chocolate, café com leite e tostado. Forte traço de avelã complementa a junção de sabores. Ainda que o paladar sugira um cerveja adocicada, a verdade é que o dulçor não é excessivo. Bom amargor surge no final - podendo ser notado apenas após alguns goles mais atentos - já que a sensação de avelã é capaz de nos induzir a perceber o dulçor mais doce do que de fato é. Retrogosto delicioso - tostado, acastanhado, achocolatado e levemente amargo.
Ótima experiência. Cerveja propícia a agradar até mesmo o público não acostumado às ditas "cervejas especiais". Recomendo.