Essa é a tradicional American Amber Ale da norte-americana Rogue. Um dos carros-chefe da cervejaria. Sua coloração é alaranjada, escura, entre madeira e âmbar-escuro. É uma cerveja levemente turva, porém límpida, com rastros de efervescência. Formou uma camada bastante generosa de creme claro, disforme, com bolhas grande, que assentou bem lentamente e deixou muito lacing espalhado nas laterais.
Seu aroma é bastante saboroso e já pré-anuncia o frescor que está por vir. Muitas notas de lúpulo herbal e floral, com leves toques cítricos de laranja e grapefruit. Lúpulo até que bem equilibrado com malte, que traz notas de casca de pão, biscoito, toffee/caramelo/butterscotch, levíssimo defumado e madeira (dos maltes), algo amendoado e frutas secas/cristalizadas. Fermento bem pouco evidente. Off-flavors mínimos de oxidação. Complexidade não tão extensa, porém bem fiel ao que se espera para o estilo. Buquê bastante exato.
Na boca, ela exibe sua grande refrescância. O gole se mostra bastante equilibrado entre notas amargas, resinosas e cítricas de lúpulo e notas secas, tostadas/defumadas e com leve dulçor dos maltes. Lúpulo e malte não competem entre si, portanto é um gole com imensa harmonia. Off-flavor sensível de oxidação e metalizado. Retrogosto seco e suavemente adstringente, bastante amargo, rememorando lúpulo, frutas cítricas, madeira e torrefação intensa. Cerveja de corpo leve, porém macio e sedoso. Carbonatação média, que confere textura um pouco crocante. Álcool totalmente discreto. Drinkability muito alta, pois é uma cerveja completamente descomplicada de se tomar, muito refrescante, saborosa e com um final seco que chama novos goles.
Facilmente se vê o porquê de essa American Amber Ale ser um dos chamarizes da cervejaria Rogue de Oregon, EUA. É um rótulo simples, porém executado com imensa competência. O resultado é uma cerveja cujo caráter se destaca pelo ótimo coletivo e não por qualidades específicas (não por um aroma muito potente ou por um gole extremamente complexo). Ela surpreende também por não seguir tendências extremistas norte-americanas. Assim, não vem sobrecarregada em lúpulo, mas sim balanceada por um malte tostado muito competente. Conjunto excelente. Rótulo obrigatório de se degustar.