A "Coronado Brewing Company" nasceu do sonho de dois irmãos que, apaixonados por cerveja, decidiram em 1996 abrir um 'brewpub' na ilha turística de Coronado localizada no Condado de San Diego, ao sul da Califórnia (EUA). Inicialmente as cervejas era vendidas apenas dentro do 'brewpub', mas aos poucos também passou a ser comercializada em 'kegs' dentro da própria cidade. O negócio foi tomando volume e em 2003 fechou-se acordo com uma distribuidora de cervejas artesanais. Já em 2010 a demanda era tão grande que não estavam mais dando conta de atender todos os interessados. Isso fez com que finalmente em 2012 uma ampla fábrica fosse inaugurada aos arredores de San Diego, onde hoje produzem cerca de 60.000 barris/ano.
Batizada com nome da cidade onde foi originada, a "Coronado Islander IPA" é uma cerveja do estilo 'American India Pale Ale' feita com lúpulos "Centennial", "Chinook", "Columbus" e amargor na casa dos 75 IBU's.
Líquido de coloração amarelo ouro, translúcido, com leve turbidez. A espuma esbranquiçada evidencia grande cremosidade, além de elevada formação e longa duração.
O aroma evoca notas lupuladas de pinho e toranja com toques subjacentes de malte, biscoito e leve tostado. Provavelmente o fato de já terem passado muitos meses desde o envase explica certa falta de intensidade e frutado típicos dos lúpulos americanos. Uma pena.
De corpo leve e carbonatação mediana, na boca mostra predomínio da doçura do malte em detrimento do esperado amargor dos lúpulos. Traços de caramelo, biscoito e suave tostado marcam o paladar, ao passo que pinceladas de lúpulo cítrico/herbáceo aparecem atenuados sugerindo toranja e eucalipto. O final equilibrado e levemente resinoso traz notas assertivas de pinho que se prolongam até o retrogosto.
Boa cerveja que em muitos aspectos me lembrou a "Brooklyn East India Pale Ale". A perda de potência dos lúpulos devido a proximidade da data de validade acabou deixando-a com um jeitão de "IPA" inglesa. Espero um dia ter a oportunidade de prová-la mais fresca a fins de comparação.