Detalhe da Avaliação

3.7 99
Estados Unidos
Mauricio Beltramelli
Mauricio Beltramelli
28 de Agosto de 2008 18630
(Atualizado: 04 de Junho de 2015)
Avaliação Geral
 
3.6
Aroma
 
6/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
15/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
7/10
A "Sierra Nevada Brewing Co." é uma das mais respeitadas cervejarias artesanais dos Estados Unidos. Situada no norte do estado da Califórnia, é na cidade de "Chico" que sua história começa. Ken Grossman, um dos fundadores, já vinha há algum tempo tocando um "Brew Shop" na cidade e, como bom cervejeiro caseiro, experimentava suas próprias receitas. Em 1979, juntamente com seu amigo e também homebrewer Paul Camusi, resolveu fundar a cervejaria e já na primavera de 1980 estrearam no mercado com o primeiro rótulo.

Hoje a "Sierra Nevada" conta com fábricas em Chico e também em Mills River, Carolina do Norte. O nome é uma referencia à cordilheira "Sierra Nevada", local em que Grossman costumava fazer trilhas na juventude.

Uma das características mais marcantes de suas cervejas é a utilização de cones de lúpulos em estado natural, ao contrário da grande maioria das cervejarias que utilizam 'pellets'.

A "Sierra Nevada Pale Ale" é a primeira e mais emblemática cerveja da casa. Verdadeiro ícone da nova escola americana, inspirou e influenciou muitos cervejeiros ao pavimentar as bases do que viria a ser o sólido movimento artesanal do país. Sua fórmula inclui duas variedades de malte e lúpulos dos tipos "Magnum", "Perle" e "Cascade".

Líquido translúcido de coloração dourada. No copo forma colarinho bege claro de dois dedos com média retenção.

Aroma de pouca expressão. Notas de tangerina, laranja, pinho e grama insinuam-se tímidas e apagadas. Até mesmo o malte, que poderia crescer na lacuna do lúpulo, apresenta-se aqui sob uma neutralidade constrangedora.

Felizmente, na boca melhora bastante ao proporcionar uma delicada combinação de malte adocicado e lúpulos. Nuances de laranja madura e raspas de tangerina costuram o corpo médio agradavelmente caramelado. A carbonatação suave e o amargor ameno facilitam a 'drinkability'. Ecos de pinho e flor de laranjeira pontuam o final predominantemente maltado.

O resultado, apesar de bom na maior parte, é sintomático: ela deveria ser mais aromática; ela deveria mais amarga.

Lamentavelmente, após o envase em 24/11/2014, a unidade perdeu todo o vigor dos lúpulos. Vale lembrar que não faz muito tempo que a "Sierra Nevada" chegou ao Brasil. Não sei se as unidades importadas foram previamente pasteurizadas. Mas o fato é que o consumidor brasileiro paga caro num rótulo vendido nos EUA a preços módicos e que nem de longe está em sua melhor forma. Para piorar, uma unidade dessa chega com a validade de 1 ano para depois do envase. Isso significa que daqui a alguns meses alguém vai pagar por uma cerveja ainda mais desgastada.

Por essas e outras, não tem como recomendar. O mercado precisa ser repensado.


Detalhes

Degustada em
04/Junho/2015
Envasamento
Volume em ml
355 ml
Onde comprou
Yes Beer
Preço
R$20,90 + frete
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 3 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .