Cadastre-se

Jack D'or

Brejas 14 de Outubro de 2010
 
3.7 (1)
1175   0   1  
 
Escrever Avaliação
Adicionar a uma lista
Jack D'or

Informações

Álcool (%)
6.4% ABV
Ativa
Temperatura
Copo ideal

Jack D'Or is our flagship beer: an American take on the Belgian saison style. Jack himself is a very charismatic grain of malted barley, the soul of beer, one of nature's magicians.

Avaliações dos usuários

1 avaliações

Avaliação Geral 
 
3.7
Aroma 
 
7/10  (1)
Aparência 
 
4/5  (1)
Sabor 
 
16/20  (1)
Sensação 
 
3/5  (1)
Conjunto 
 
7/10  (1)
Para escrever uma avaliação por favor registre-se ou .
Avaliação Geral 
 
3.7
Aroma 
 
7/10
Aparência 
 
4/5
Sabor 
 
16/20
Sensação 
 
3/5
Conjunto 
 
7/10
A Pretty Things Beer & Ale Project e' uma pequena cervejaria baseada em Cambridge MA (do outro lado da ponte de Boston). Ela ainda esta engatinhando e tem poucos rotulos em seu curriculo. O que a diferencia das outras e' a sua proposta: eles sao uma cervejaria cigana/itnerante que aluga outras cervejarias para produzir suas proprias brejas. Isso mesmo, o mestre-cervejeiro Dann Paquette (nascido na Inglaterra, ele ja trabalhou em diversas cervejarias no Reino Unido e EUA) leva o seu know-how e sua originalidade pra quem quiser sua cerveja.

Ja a fabula que deu o nome da cerveja Jack D'or e' sensacional. "Senta que la vem historia"...

Era uma vez.....uma catedral em Ripon (uma pequena cidade perto de Yorkshire na Inglaterra) que tem seu altar e moveis todos decorados e esculpidos com os mais diversos personagens, criaturas e animais falantes. Vejam esse link e vao ate' o final da pagina para as fotos deles (http://myweb.tiscali.co.uk/drericwebb/docs/ripon/ripon.htm).

Diz a lenda que o pai de Lewis Carroll era uma figura frequente nessa igreja (ele era pastor Anglicano) enquanto o escritor crescia. Com isso, boa parte do "Through the Looking Glass" que e' a continuacao de "Alice no pais das Maravilhas", foi escrito por ali tendo a Catedral e seus "personagens" como inspiracao. Deem so' uma olhada nesse link: http://www.riponcathedral.org.uk/lewiscarroll.php.

Um desses personagens desenhados na igreja era uma criatura medieval chamada "Blemyae" (http://www.eaudrey.com/myth/blemyae.htm) descrito pela primeira vez por Pliny. O Blemyae, como voces podem ver no link, e' um homem sem cabeca originario da Libia, com olhos e boca localizados no seu peito.

Mas o que toda essa maluquice tem a ver com a cerveja?

O cervejeiro Dann, em uma de suas visitas a Catedral (que fica perto de sua cidade natal), tambem ficou encantado com as "criaturas" e conjurou o personagem Jack D'or: "um carismatico e bigodudo grao de malte em forma de Blemyae que fica dentro de um tanque de brassagem e se transforma em cerveja. A alma da cerveja, um dos magos da natureza". O cara usou drogas ou nao?

A Jack D'or e' uma Saison "americanizada" feita com malte Pilsen e Vienna e um pouco de aveia. Lupulos Nugget, Palisade e Cascade com direito a Dry-Hopping e 45 IBUs. Sao usados tres tipos de fermento: dois ales belgas diferentes e um de champagne. E' considerada o carro-chefe da Pretty Things.

No rotulo: Leva numero 17, engarrafada em agosto de 2010.
Coloracao amarela com minimos tons alaranjados e levemente turva. A carbonatacao e' altissima notando-se as pequenas bolhas subindo pelos lados do copo. Colarinho branco e cremoso que dura pouco tempo.
O aroma principal vem das notas da fermentacao. Frutado (maca) com um pouco de laranja e malte/pao ao fundo.
Sabor inicial de malte bem discreto, notas do fermento (algumas delas com aquele funky/azedo), sabores citricos (maca e pera) e apimentados e final puxado fortemente para o lupulo de perfil intermediario entre citrico / terroso.
O corpo e' mediano e a carbonatacao e' bem alta. O final e' extremamente seco (realmente lembra Champagne). Meu maior problema com a cerveja foi o aftertaste excessivamente amargo, o que por um lado e' bom em alguns estilos, mas em uma Saison como esta acabou passando por cima das nuancias do fermento que deveriam ser mais bem exploradas.

http://cervejasamericanas.blogspot.com/

Detalhes

Degustada em
18/Setembro/2010
Envasamento
Volume em ml
600 ml
Onde comprou
Boston EUA
Preço
US$ 7.00
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 1 0

Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]

Cadastre-se