Cadastre-se

La Choulette Ambrée

Fabiano Pereira 01 de Setembro de 2013
 
4.1 (1)
1509   0   1  
 
Escrever Avaliação
Adicionar a uma lista
La Choulette.jpg

Informações

Cervejaria
Álcool (%)
8% ABV
IBU
25
Cor SRM
15,00
Ingredientes
Água, malte de cevada, levedura e lúpulo.
Ativa
Sazonal
Temperatura
Copo ideal
La Choulette Ambrée is the classic amber version of a French bières de gardes. It has a wonderfully spicy aroma and is fullflavored, but effervescent and refreshing.

Avaliações dos usuários

1 avaliações

Avaliação Geral 
 
4.1
Aroma 
 
8/10  (1)
Aparência 
 
4/5  (1)
Sabor 
 
17/20  (1)
Sensação 
 
4/5  (1)
Conjunto 
 
8/10  (1)
Para escrever uma avaliação por favor registre-se ou .
Avaliação Geral 
 
4.1
Aroma 
 
8/10
Aparência 
 
4/5
Sabor 
 
17/20
Sensação 
 
4/5
Conjunto 
 
8/10
A La Choulette Ambrée (âmbar) é do incomum estilo Bière de Garde (cerveja de guarda) que caracteriza cervejas artesanais de alta fermentação e tradicionais na França, originárias de casas de fazenda (farmhouse)e que tem bom potencial de maturação a frio (manutenção em caves e adegas). Sua coloração varia entre o amarelo dourado e o castanho-claro, são em regra não filtradas, tem boa formação de espuma e alta carbonatação. Possuem um evidente aroma maltado e um sabor ligeiramente doce e caramelizado também devido ao malte, ostentando um corpo de médio para suave. A lupulagem é média-baixa e o volume alcoólico varia entre 6% e 8%. No geral é uma cerveja que melhora com a idade (mas não guarde por muito tempo) e se aproxima do estilo Saison, mas com maior adocicado e menor acidez do que este.

É produzida pela Brasserie Artisanale La Choulette, instalada desde 1885 no vilarejo de Hordain perto da cidade de Valenciennes situada no norte da França, quase na fronteira com a Bélgica. A La Choulette, apesar de semidestruída, foi uma das poucas que sobreviveram à Primeira Guerra Mundial, vez que no ano de 1910 haviam cerca de 240 cervejarias na região.

Validade fevereiro/2013. A cerveja é engarrafada também nas charmosas garrafas de champagne e esta que degusto é de 750 ml, cor verde, rótulo branco com ilustrações sombreadas de dois homens trabalhando na fazenda, além do nome da cerveja e o brasão da cervejaria. No contra-rótulo as impressões sensoriais e as demais informações tais como ingredientes, graduação alcóolica, impressões sensoriais etc. Diga-se que Choulette é o nome da pequena bola de madeira que é golpeada com um pedaço de pau, no tradicional jogo chamado lacrosse praticado no norte da França. Numa antiga adega de armazenamento a cervejaria mantém um museu onde ferramentas e equipamentos expostos ilustram as técnicas de fermentação, filtragem e engarrafamento usados ??no século passado. Numa visita guiada pela cervejaria é demonstrada a técnica para selecionar e diferenciar os maltes pale ale, caramelo, cristal, chocolate, defumado etc e os lúpulos amargos e aromáticos que são usados na composição da cerveja de guarda.

Vertida na taça revelou um líquido de coloração acobreada, mediana turbidez, espuma de cor marfim de exuberante formação e consistência, densa, de razoável manutenção e com bolhas médias. Perlage (bolhas) perceptível, sedimentos em suspensão e bastante lacing.

O aroma desta cerveja é realmente complexo! De caráter agridoce, mas como o equilíbrio pendendo para o adocicado, apresentou notas de terra, maltes caramelo e torrado, toffee, pão, biscoito, fermento, ésteres frutados de ameixa, especiarias (talvez pimenta), mofo, couro e um amargor cítrico.

No paladar o líquido amplifica as sensações olfativas e a trilogia rusticidade/complexidade/equilíbrio dão um grato tom de satisfação ao degustar essa cerveja. De textura oleosa percebe-se na breja um adocicado saliente, notas bem presentes de maltes caramelo e torrado, toffee, panificação e levedura. Além disso, terra, frutas escuras, mofo, algo picante, uma agradável acidez e um amargor discreto. O final se mostra seco e adstringente e o retrogosto é amargo. O corpo é médio-leve e a carbonatação é baixa. O álcool de 8,0% ABV é potente, mas bem inserido e não rouba a cena. Enfim, o conjunto é harmonioso e a drinkability é ótima!

Primeira Bière de Garde que degusto e a mim a breja supriu as expectativas que tinha para o estilo. Bela francesa!

Recomendo!

Detalhes

Degustada em
01/Setembro/2013
Envasamento
Volume em ml
750 ml
Onde comprou
http://www.saveur-biere.com/
Preço
4,90 €
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0

Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]

Cadastre-se