A "Wells Banana Bread" é uma fruit beer que reúne as qualidades de uma bitter inglesa com o sabor da banana, uma vez que leva a fruta em sua preparação.
Líquido âmbar, translúcido; despejado na taça forma colarinho curto de baixa duração.
Como esperado, o cheiro da fruta surge em primeiro plano, remetendo a banana assada e chiclete de banana, tipo "bubbaloo". Nota-se também o caramelo imiscuido a suaves toques de panificação, resultando numa diferente e agradável sensação de "banoffee", como sugere o fabricante.
Já na boca, a experiência pode ser um pouco mais assustadora. O gole começa com uma clara percepção de banana, sugerindo ao cérebro que sensações compatíveis ao sabor da fruta virão a seguir, mas não. O que vem é uma rápida transformação dos sabores, como se a banana que inicialmente surgira tão naturalmente evoluísse para algo semelhante a essência artificial de banana, que vai se espalhado rapidamente pela boca, invadindo todos os cantos e gerando desespero. Passado o susto, o paladar se acostuma, sendo então possível observar o contraste entre os sabores adocicados do malte caramelizado e o significativo amargor proveniente dos lúpulos. O final é seco, acompanhado por suaves notas de pão e biscoito. Retrogosto amargo com sabor de malte e leve acidez. Corpo leve, carbonatação baixa e médio drinkability.
Uma experiência sem precedentes, interessante, mas que não pretendo repetir tão cedo. Idiossincrática essa cerveja.