Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.1 16
Itália
Pedro Bianchi
Pedro Bianchi
26 de Julho de 2011 3773
(Atualizado: 29 de Outubro de 2012)
Avaliação Geral
 
4.4
Aroma
 
9/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
9/10
Finalmente, eis que degusto uma Verdi Imperial Stout que deixei por quase 2 anos em guarda. E ela não decepcionou. O visual dessa Stout é negro, com tonalidade totalmente escura e preta, sem demonstrar presença de sedimentos ou efervescência. Aspecto realmente denso. Forma uma camada muito tímida de creme bege, com minúsculas bolhas, que se dissipou rapidamente repousando apenas fina película permanente sobre o líquido. Deixa pouco lacing nas bordas da taça.

Aroma muito potente e picante, com notas intensas, saborosas e licorosas. O condimentado de pimenta é forte e destacado, muito notável. Também a característica alcoólica/vinosa é muito intensa. Listando as notas, percebe-se malte tostado, amadeirado/defumação, fumo, café/chocolate, cacau, biscoito/fudge, alcaçuz, frutas secas (passas, ameixas), berries (cassis, cerejas, groselha), castanhas/amêndoas, baunilha, canela/açúcar mascavo. Complexidade muito elevada e diversificada. Realmente memorável. E, claro, sem off-flavors de qualquer natureza. Conforme a temperatura aumenta, o conjunto evolui de maneira drástica.

No paladar, ela é muitíssimo harmoniosa, iniciando amarga e tostada, mas logo recebendo uma pitada de ésteres/frutados, além de doçura achocolatada, condimentos fortes e uma fortíssima picância (lúpulo, álcool e pimenta, que realmente pinicam a língua e o palato). Final do gole inclusive bastante ardido e meloso, com uma quentura muito potente. Acidez láctica discreta, mas presente. Claro que o foco aqui não é lúpulo, mas ele mostra sutis rastros de sua presença, principalmente por possuir caráter um pouco resinoso e terroso. Retrogosto seco, quente, picante e adstringente, com média duração e muita sensação de cereal queimado, café espresso/cappuccino, defumação e pimenta/especiarias. O corpo dessa cerveja é denso, viscoso e oleoso. A carbonatação é média/fraca, não interferindo na percepção das notas. O álcool é muito forte e explícito, talvez um pouco exagerado, mas mesmo assim, ele é muito adequado para o estilo proposto. A drinkability desse rótulo é muito limitada. A cerveja é muito saborosa e complexa, mas possui um caráter muito pesado, muito picante, que dificulta que ela seja tomada em grande quantidade. Na verdade, essa Verdi precisa ser degustada vagarosamente, para poder ser apreciada ao máximo.

A Verdi Imperial Stout é uma cerveja artesanal italiana muito premiada e cultuada, carro-chefe da cervejaria Del Ducato. Uma das grande razões para seu sucesso é o fato de ser elaborada com adição de pimentas. E essa característica é notada durante toda a degustação. Dentre tantas cervejas que já pude degustar com utilização de pimentas, talvez esta seja a que obteve os melhores resultados. Ela é realmente estupenda!!! Aroma rico, paladar com personalidade forte, retrogosto notável, textura viscosa. Como Imperial Stout é quase que uma degustação obrigatória!!! E se você gosta de pimenta e de ardor, ela é referência. Descomunal!!!

Detalhes

Degustada em
28/Outubro/2012
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Nono Bier
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 1 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se