DIACETIL - até onde pode comprometer a breja!

Mais
15 anos 10 meses atrás #10167 por Leonardo Nunes Vieira
Olá pessoal?

Tudo bem com vocês, gostaria de saber da galera sobre o DIACETIL, qual o problema que ele pode causar na fabricação da cerveja? Até pode-se alterar o sabor de uma cerveja.
Já ouvi e li sobre o assunto e cada um diz algo diferente e gostaria da opinião de vocês à respeito.

Abraço!

:huh:
Mais
15 anos 10 meses atrás #10200 por Marcio Rossi
Diacetil é uma consequência do processo, podendo vir direta e indiretamente do metabolismo da levedura ou de contaminação por bactérias lácticas.

O problema pode ser no sabor e vai depender do estilo. Alguns admitem, outros condenam, o BJCP costuma comentar a orientação nesse aspecto para a maioria dos estilos.
Mais
15 anos 10 meses atrás - 15 anos 10 meses atrás #10294 por Alexandre Almeida Marcussi
O diacetil é uma substância derivada de um subproduto da levedura e ocorre naturalmente durante a fermentação da cerveja. Normalmente, ele é convertido em outras substâncias durante a maturação e não se manifesta no produto final. Em alguns casos, principalmente no caso de lagers, chega-se a elevar um pouco a temperatura de maturação por alguns dias para que o fermento reabsorva o diacetil. Além disso, o diacetil também pode ser criado pela contaminação de bactérias, especialmente dos gêneros Lactobacillus e Pediococcus. Isso ocorre com frequência em chopeiras; por isso, é comum que sintamos o diacetil em chopes, e isso normalmente é sinal de que o equipamento não está sendo higienizado com a frequência necessária.

O diacetil é responsável por um aroma e um sabor amanteigados ou "leitosos" na cerveja, e também faz com que a textura fique mais cremosa. Em alguns casos, a cerveja ou chope com diacetil pode ser percebido como "mais cremoso". Peça um chope em qualquer pizzaria de bairro e vc vai ter boas chances de encontrar diacetil. :laugh: Algumas pessoas gostam, outras não. Em geral, em estilos muito delicados e de alta drinkability, o diacetil prejudica a limpeza de paladar da cerveja. Em outros casos, pode ser uma contribuição interessante, desde que não esteja em concentrações excessivas. O BJCP admite o diacetil em pequenas concentrações em alguns estilos (como Bohemian pilsners, bitter ales, Scottish e Irish ales, algumas brown ales, porters e stouts), mas o condena na maior parte dos casos.

Mas eu tenho de admitir que, dependendo do dia, eu até curto se o meu chopinho American lager vier um pouquinho amanteigado e cremoso! ;)

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 15 anos 10 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Mais
15 anos 10 meses atrás #10328 por Leonardo Nunes Vieira
Marcussi,

Valeu mesmo pela explicação..

Eu não tinha entendido muito o lance do Diacetil, pois para mim ele era apenas prejudicial à cerveja.

Obrigado mais uma vez pela ajuda!!
Mais
13 anos 6 meses atrás - 13 anos 6 meses atrás #39572 por Rodrigo Rezende
De acordo com essa reportagem, o diacetil pode causar ALZHEIMER:

pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/tx3001016?journalCode=crtoec
Ultima edição: 13 anos 6 meses atrás por Rodrigo Rezende.
Mais
13 anos 6 meses atrás - 13 anos 6 meses atrás #39605 por Lucas Zufi Leite
Está associado à Alzheimer mesmo segundo o link... kkkkkkkkkk. :woohoo:

Mas voltando ao assunto original. Também tinha certas duvidas sobre o diacetil e o Marcussi matou a pau. Você poderia comentar um pouco sobre o DMS também Marcussi? :huh:
Ultima edição: 13 anos 6 meses atrás por Lucas Zufi Leite.
Tempo para a criação da página:0.508 segundos