O diacetil é uma substância derivada de um subproduto da levedura e ocorre naturalmente durante a fermentação da cerveja. Normalmente, ele é convertido em outras substâncias durante a maturação e não se manifesta no produto final. Em alguns casos, principalmente no caso de lagers, chega-se a elevar um pouco a temperatura de maturação por alguns dias para que o fermento reabsorva o diacetil. Além disso, o diacetil também pode ser criado pela contaminação de bactérias, especialmente dos gêneros
Lactobacillus e
Pediococcus. Isso ocorre com frequência em chopeiras; por isso, é comum que sintamos o diacetil em chopes, e isso normalmente é sinal de que o equipamento não está sendo higienizado com a frequência necessária.
O diacetil é responsável por um aroma e um sabor amanteigados ou "leitosos" na cerveja, e também faz com que a textura fique mais cremosa. Em alguns casos, a cerveja ou chope com diacetil pode ser percebido como "mais cremoso". Peça um chope em qualquer pizzaria de bairro e vc vai ter boas chances de encontrar diacetil.

Algumas pessoas gostam, outras não. Em geral, em estilos muito delicados e de alta drinkability, o diacetil prejudica a limpeza de paladar da cerveja. Em outros casos, pode ser uma contribuição interessante, desde que não esteja em concentrações excessivas. O BJCP admite o diacetil em pequenas concentrações em alguns estilos (como Bohemian pilsners, bitter ales, Scottish e Irish ales, algumas brown ales, porters e stouts), mas o condena na maior parte dos casos.
Mas eu tenho de admitir que, dependendo do dia, eu até curto se o meu chopinho American lager vier um pouquinho amanteigado e cremoso!