Weihenstephan Vitus

Mais
14 anos 10 meses atrás - 14 anos 10 meses atrás #24384 por Milu Lessa
Respondido por Milu Lessa no tópico Re:Weihenstephan Vitus
Gente, nessa aí tenho que concordar com o Guima, não acho que ele esteja falando besteira, não. A Vitus sempre me pareceu muito mais uma weizen power up do que uma weizenbock, uma espécie mesmo de double-weiss que o Tiago sugeriu aí em cima. Tudo bem que o SRM de uma weizenbock varie de 12 a 25, mas mesmo assim ela está fora do padrão, pois o BJCP diz pra weizenbock "appearance: dark amber to dark, ruby brown in color". A Vitus passa BEM longe disso, não chegando nem a âmbar, que dirá a âmbar escuro ou castanho escuro avermelhado.

Segundo, não creio tratar-se apenas da cor, mas o aroma e o sabor tb remetem mais a uma weizen, pois não há traços de "rich, bock-like melanoidins and bready malt combined with a powerful aroma of dark fruit (plums, prunes, raisins or grapes)." Eu sinto apenas o cravo e a banana (tb esperados de acordo com o BJCP), mas que novamente fazem com que a Vitus me lembre mais uma weizen do que uma weizenbock. O mesmo se dá no sabor.

Pra mim ela só se enquadra como Weizenbock no teor alcoólico mais elevado e no corpo, bem mais robusto do que numa weiss. É uma ótima cerveja, mas creio que destoa do estilo, ao menos como é descrito pelo BJCP. Mas por mim blz, pq eu não dou nota levando muito em conta o estilo (normalmente apenas reduzo pontos em "conjunto" quando destoa demais), senão as SAL, quando limpas de off-favors, teriam que ter uma nota bem mais elevada, o que na minha cabeça é inexeqüível.
Ultima edição: 14 anos 10 meses atrás por Milu Lessa.
Mais
14 anos 10 meses atrás #24385 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Re:Weihenstephan Vitus
é uma weizenbock hell. não existe este estilo separadamente no bjcp mas existem varias brejas assim. no proprio bjcp após essas explicações eles poe exemplos de brejas comerciais, dentre elas pelo menos uma clara:

"Commercial Examples: Schneider Aventinus, Schneider Aventinus Eisbock, Plank Bavarian Dunkler Weizenbock, Plank Bavarian Heller Weizenbock , AleSmith Weizenbock, Erdinger Pikantus, Mahr’s Der Weisse Bock, Victory Moonglow Weizenbock, High Point Ramstein Winter Wheat, Capital Weizen Doppelbock, Eisenbahn Vigorosa"

mauro, a exclusiv é uma doppelbock clara, asssim como a eggenberg urbock 23 e tantas outras, tbm existem as Heller Bock(maibock) que são bock claras, essas estao previstas num sub-estilo(5a)
Mais
14 anos 10 meses atrás #24386 por Milu Lessa
Sim, sim, Marcelo, é uma helles Weizenbock mas como vc mesmo disse, o próprio BJCP não especifica esse subestilo, o que facilitaria muito a vida, pois uma helles weizenbock e uma weinzenbock são sim bastante diferentes.
Mais
14 anos 10 meses atrás #24387 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:Weihenstephan Vitus
Milu, nem sempre o resultado de acordo com um paladar sig o que tem realmente na receita

Veja que ela aceita ate 70% de maltes de trigo, adicionando vienna ou munich. Obviamente que com esa porcentagem o trigo domina, mas naum faz ela deixar de ser uma weisenbock

Se ela tiver essas misturas ela eh SIM uma Wizenbock.
A Weiss eh malte de trigo com malte pils

Uma GRANDE diferença, não importa o que certos paladares digam.
Se ela recebe maltes Viena ou Munich no lugar do Pils ela eh uma weizenbock e naum uma weiss.
Mais
14 anos 10 meses atrás #24391 por Milu Lessa
Ah, Renatão, gimme a break, eu nenhum momento eu disse que essa cerveja não é uma weinzenbock, claro que ela é, mas não se parece muito com uma, lembrando mais uma weizen vitaminada, apenas isso. Compare mentalmente essa breja com uma Aventinus e vc vai entender a idéia, se vc falar pra um novato que são cervejas do mesmo estilo o cara vai achar que vc está querendo engambelá-lo! :laugh: Estou falando de sensações organolépticas, não de composição de maltes na fórmula, até pq não manjo nada disso, né? ;)
Mais
14 anos 10 meses atrás #24395 por Alexandre Almeida Marcussi
Galera, o BJCP é um guia de estilos tradicionalmente mais conservador, que demora mais a absorver as tendências do mercado. O guia de estilos do Brewer's Association já considera que as Weizenbocks "can be either pale or dark (golden to dark brown in color)".

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.435 segundos