Brejas que tiveram muitos "choques"

Mais
13 anos 8 meses atrás #40256 por Rodrigo Adachi
O que fazer?
Quando as cervejas sofreram muitos choques físicos, ao abrir, perde-se muita carbonatação.

Vocês conhecem algum macete para evitar isso?
Mais
13 anos 8 meses atrás #40266 por Paulo Brunoro
Fala Júnior... É só não abrir... :lol: Deixe a garrafa repousando por algumas horas e o problema deve ser sanado...

Se for impossível esperar para abrir, por exemplo você levou o isopor de cerveja para o churrasco e a galera vai começar a beber... Abra só um pouquinho, o suficiente para começar a ouvir um 'tssssss' bem baixinho, assim que acabar o barulho, termine de abrir... Não resolve 100% o problema, mas ajuda...

No entanto, não se esqueça de ter muito cuidado com a cerveja, essa é uma bebida que, diferente do vinho, viaja muito mal... Chacolhar de mais pode levar à perda de aroma e sabor por oxidação, independente da carbonatação!!!
Mais
13 anos 8 meses atrás #40271 por Rodrigo Adachi
Pois é, eu comprei umas Guinness por encomenda.. aí agora, mesmo depois de ter repousado varios dias, ainda solta bastante gás e, como você disse, deve perder aroma e sabor também..

Por isso tenho um pouco de pé atrás com fazer compras online. Nunca sei se no transporte, a cerveja vai chacoalhar muito..

Apesar de que, online ou não, sempre tem um transporte envolvido, né?
Mais
13 anos 8 meses atrás #40280 por Alexandre Almeida Marcussi

Rodrigo Adachi escreveu: Pois é, eu comprei umas Guinness por encomenda.. aí agora, mesmo depois de ter repousado varios dias, ainda solta bastante gás e, como você disse, deve perder aroma e sabor também..

Não, Rodrigo, aí seu problema é outra coisa. A Guinness (estamos falando da lata, né?) tem uma cápsula de nitrogênio que libera o gás diretamente no líquido assim que a lata é aberta. Ou seja, o som alto que você ouviu ao abrir é normal, e a carbonatação dessa cerveja é baixa mesmo.

A não ser que a cerveja esteja jorrando espuma pelo gargalo (o que se costuma chamar de "gushing" e pode ser causado por vários fatores, não só chacoalhar), não tem problema nenhum. Qualquer perturbação que a breja sofra no transporte se normaliza depois de pouco tempo de repouso. A grande preocupação com o transporte, na verdade, não é a carbonatação, é a oxidação: o chacoalhar catalisa as reações de oxidação. Brejas que viajam mais tempo em condições piores tendem a chegar ao consumidor aquém do seu potencial.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
13 anos 8 meses atrás #40283 por Rodrigo Adachi
Valeu pelas informações, caro Alexandre, Platinum Boarder hehehe

Mas sim, está ocorrendo o gushing nas Guinness.. tenho que abrir só uma frestinha e deixar saindo um tempo, como o Paulo recomendou..

De qualquer forma, eu usava uma "técnica" de bater com petelecos leves com os dedos na latinha, isso com latas de refrigerante mesmo e sempre funcionava, mesmo depois de bem chacoalhadas.. mas pra Guinness não funcionou haha
Mais
13 anos 8 meses atrás #40461 por Paulo Brunoro
Rodrigo, a Guiness é assim mesmo... A lata tem essa esfera de Nitrogênio dentro para imitar o efeito da servida sob pressão. Quando ocorre o "gushing", acredite, a cerveja parece um chafariz... :laugh:

Recomendo que você tenha um pint à mão, ou outro copo com 500ml. Abra a Guiness de uma vez, rápido mesmo, e imeditamente despeje todo o conteudo da lata no copo... Aguarde até que o belo efeito do nitrogênio acabe e a espuma se forme, em seguida é só beber... "Good things come for those who wait!!!" ;)
Tempo para a criação da página:0.393 segundos