- Postagens: 901
- Obrigados Recebidos: 158
Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Podemos dizer que o Brasil ainda está sendo apresentado às cervejas americanas. Faz pouco tempo que temos boa variedade de rótulos, e sobretudo boa variedade de estilos. As cervejarias americanas hoje vão muito, muito além de IPAs e brejas lupuladas, mas o mercado brasileiro ainda tem essa associação bem forte. Provei sours americanas incríveis, provei old ales de botar medo (no bom sentido), provei saisons extraordinárias, barrel-aged beers de beber de joelhos, sem contar as imperial stouts. Nem todas muito lupuladas.
Acho errado falar hoje em "escola americana", o que temos é uma enorme "escola globalizada" da "revolução artesanal", que foi historicamente capitaneada pelas inovações das cervejarias norte-americanas, mas que hoje se estende muito além das suas fronteiras.
Acho que o Brasil está vivendo um hop craze atualmente, que sinceramente já me cansou. Temos uma tradição em estilos alemães que está sendo praticamente esquecida em favor das American pale ales e IPAs (quase invariavelmente de estilo americano). Eu prezo sempre pela diversidade, então tenho um pezinho atrás com essa invasão protagonizada pelos lúpulos americanos.
P.S.: bom te ver por aqui, Jon! Faço coro à pergunta do Marcelo: tem planos de vir ao Brasil novamente? Precisamos botar o papo em dia!
Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Aproveitando a discussão, quais vocês acham que são as melhores cervejas nacionais focadas em lúpulos americanos? Eu elejo duas favoritas: Colorado Vixnu e Bodebrown Cacau IPA. Fora essas duas, não me lembro de nenhuma outra que não fosse ou agressiva demais, ou aromática de menos. Está para ser produzida no Brasil uma IPA seca, fresca, aromática e agradável como muitas americanas e europeias.
Yuri Lopes escreveu: Em terceiro a Green Cow da Seasons. Todas são excelentes!
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados