Sua opinião da escola americana

Mais
12 anos 4 meses atrás #49365 por Alexandre LC

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Podemos dizer que o Brasil ainda está sendo apresentado às cervejas americanas. Faz pouco tempo que temos boa variedade de rótulos, e sobretudo boa variedade de estilos. As cervejarias americanas hoje vão muito, muito além de IPAs e brejas lupuladas, mas o mercado brasileiro ainda tem essa associação bem forte. Provei sours americanas incríveis, provei old ales de botar medo (no bom sentido), provei saisons extraordinárias, barrel-aged beers de beber de joelhos, sem contar as imperial stouts. Nem todas muito lupuladas.

Acho errado falar hoje em "escola americana", o que temos é uma enorme "escola globalizada" da "revolução artesanal", que foi historicamente capitaneada pelas inovações das cervejarias norte-americanas, mas que hoje se estende muito além das suas fronteiras.

Acho que o Brasil está vivendo um hop craze atualmente, que sinceramente já me cansou. Temos uma tradição em estilos alemães que está sendo praticamente esquecida em favor das American pale ales e IPAs (quase invariavelmente de estilo americano). Eu prezo sempre pela diversidade, então tenho um pezinho atrás com essa invasão protagonizada pelos lúpulos americanos.

P.S.: bom te ver por aqui, Jon! Faço coro à pergunta do Marcelo: tem planos de vir ao Brasil novamente? Precisamos botar o papo em dia!

Concordo plenamente. Mas uma coisa não podemos negar, muitos rótulos americanos estão chegando muito perto do primor dos rótulos belgas mais primorosos, pelo menos pro meu gosto. :)

Junte-se ao grupo para nos informarmos das principais promoções de cervejas e produtos cervejeiros no Brasil.

www.facebook.com/groups/Cervejeiros.vendas.online
www.facebook.com/cervejaempromocao
Mais
12 anos 4 meses atrás #49366 por fernando pereira frassetto
Não sou muito adepto de considerar a estadunidense como uma escola, apesar das ótimas cervejas de lá. Sempre foi bem interpretativa das três grandes escolas, mas aí é uma discussão infindável, porque vão ter muitos argumentos contra e a favor. Melhor aproveitar de experimentar de tudo.
E concordo com o Pacheco: as nacionais "americanizadas" ainda precisam melhorar para atingir o patamar das originais.
Mais
12 anos 4 meses atrás #49370 por Alexandre Almeida Marcussi
Acho que é consenso que as brejas nacionais que têm como protagonista os lúpulos americanos ainda não atingiram o patamar de qualidade das americanas. Em parte, pode-se culpar o frescor da matéria-prima: os americanos têm acesso a lúpulos bem mais frescos. Mas, por outro lado, os europeus têm feito ótimas IPAs com variedades importadas dos EUA, que igualmente precisam atravessar o oceano antes de cair na tina de mostura.

Eu tendo a ver dois problemas recorrentes nas nacionais: poucas têm bom frescor aromático: a maioria tem bom aroma nos primeiros dois minutos, depois o frescor se dissipa e fica um cheiro irritante de capim velho. Em segundo lugar, muitas têm amargor grosseiro, raspando na garganta. Parece que existe uma percepção de que IPA precisa ser amarga e agressiva, o que é um equívoco. Para mim, uma boa IPA precisa, antes de mais nada, ter amargor limpo e agradável. Minha garganta não é saco de pancada: raspou ao engolir, me perdeu.

Aproveitando a discussão, quais vocês acham que são as melhores cervejas nacionais focadas em lúpulos americanos? Eu elejo duas favoritas: Colorado Vixnu e Bodebrown Cacau IPA. Fora essas duas, não me lembro de nenhuma outra que não fosse ou agressiva demais, ou aromática de menos. Está para ser produzida no Brasil uma IPA seca, fresca, aromática e agradável como muitas americanas e europeias.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
12 anos 4 meses atrás #49371 por Dennis FM
Respondido por Dennis FM no tópico Sua opinião da escola americana

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Aproveitando a discussão, quais vocês acham que são as melhores cervejas nacionais focadas em lúpulos americanos? Eu elejo duas favoritas: Colorado Vixnu e Bodebrown Cacau IPA. Fora essas duas, não me lembro de nenhuma outra que não fosse ou agressiva demais, ou aromática de menos. Está para ser produzida no Brasil uma IPA seca, fresca, aromática e agradável como muitas americanas e europeias.

Como nunca degustei nenhuma Bodebrown e provavelmente nao o farei, devido aos ja conhecidos precos nada convidativos, a VIXNU é pra mim disparada a melhor nacional focada em lupulos americanos...
Concordo bastante tb com o Marcussi qdo ele diz q as cervejarias brasileiras tao com modinha de fazer IPAs com amargor extremamente agressivos em detrimento do aroma, como exemplo posso citar a Amnesia da Mistura Classica...
Dentre as americanas cito 2 exemplos de IPAs que pra mim sao referencias, bastante aroma fresco e amargor na medida, sem exageros: Lagunitas IPA; DFH 60... Sem esquecer a escocesa Punk IPA q eh um exemplo de inspiracao americana muito bem feita do outro lado do oceano...
Mais
12 anos 4 meses atrás #49374 por Yuri Lopes
Respondido por Yuri Lopes no tópico Sua opinião da escola americana
Para mim a melhor IPA brasileira hj é a Dama IPA. Com a mudança do mestre cervejeiro a breja mudou tbm, e pra melhor! Em segundo lugar colocaria a Mula IPA, da Nacional feita pela Dortmund. Em terceiro a Green Cow da Seasons. Todas são excelentes!

"Era um homem sábio aquele que inventou a cerveja."
Platão
Mais
12 anos 4 meses atrás #49377 por Alexandre Almeida Marcussi

Yuri Lopes escreveu: Em terceiro a Green Cow da Seasons. Todas são excelentes!

Eu me decepcionei muito com a Green Cow. Ouvi maravilhas dela e, quando abri, me deparei com aqueles problemas que já citei: o aroma começou bacana, com herbal, cítrico e floral em equilíbrio, e logo foi ficando chapado e sem graça. Além disso, achei que o amargor raspava na garganta. Não sei se foi um problema do lote que eu peguei, mas o fato é que, custando o que ela custa aqui em Sampa, não me animo a lhe dar uma segunda chance.

A Mula IPA engarrafada eu não bebi, mas a última que tomei na Nacional no IPA Day não estava 100%, com claro aroma de lúpulo velho. A Dama IPA ainda não tomei na receita nova, preciso fazê-lo! Mas o que me desanima é que quase todas as IPAs e pale ales nacionais tem algum defeitinho chato que, para quem não é tão fã do estilo (como é meu caso), já faz você pedir outra coisa no lugar.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.458 segundos