De que maneira preferem degustar?

Mais
11 anos 3 meses atrás - 11 anos 3 meses atrás #51884 por Alexandre Almeida Marcussi
Thiago, existem vários tipos e propostas de degustação. No meu caso, o mais frequente é que eu beba uma garrafa e acabou, mas isso é mais por conveniência do que por princípio. Degustar duas ou mais brejas na sequência aguça a sua percepção para as diferenças entre elas, que poderiam passar batidas se você bebesse uma num dia, outra no outro. Isso é especialmente verdadeiro no caso de um iniciante, que ainda não está familiarizado com os diferentes estilos e com as pequenas variações no interior de cada estilo.

O importante, como foi dito aqui, é beber as cervejas na ordem correta - das mais leves para as mais intensas (alcoólicas, amargas, escuras e/ou encorpadas). Se você fizer o contrário, ou seja, começar com uma paulada e depois tomar uma mais delicada, seu paladar vai estar preparado para algo muito intenso e você não vai conseguir apreciar a segunda a contento. E não se esqueça de limpar o paladar entre um copo e outro, com água e pão/biscoito.

Essas degustações comparativas que você está pensando em fazer se chamam "degustações horizontais" (em oposição a uma "degustação vertical", que consiste em beber várias safras da mesma cerveja) e são ótimos exercícios de aprendizado. Pode-se beber várias cervejas de uma mesma cervejaria ou, como é mais frequente, beber várias cervejas do mesmo estilo para entender as diferenças entre elas. Para fins de aprendizado, eu optaria pelo segundo método: comparar diferentes cervejas do mesmo estilo.

Vale um lembrete: se você está planejando uma degustação com grande número de garrafas, chame reforços! Para fins de degustação e aprendizado, uma long neck pode tranquilamente ser dividida em três ou até mais pessoas. Fazendo assim, você bebe menos de cada uma e seu paladar fica menos alterado; portanto, você consegue apreciar um número maior de rótulos numa mesma sessão.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 11 anos 3 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Mais
11 anos 3 meses atrás #51885 por Thiago Souto

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Vale um lembrete: se você está planejando uma degustação com grande número de garrafas, chame reforços! Para fins de degustação e aprendizado, uma long neck pode tranquilamente ser dividida em três ou até mais pessoas. Fazendo assim, você bebe menos de cada uma e seu paladar fica menos alterado; portanto, você consegue apreciar um número maior de rótulos numa mesma sessão.

Ótima explicação, Alexandre. Era isso que eu estava pensando em fazer e isso que eu queria ler como uma boa dica. Como não tenho muitos amigos interessados pelo tema para realizar uma grande degustação, vou tentar degustar duas long necks de cervejas diferentes, mas do mesmo estilo. Sem esquecer da água e pão entre uma e outra.

Assim como você citou, fiquei pensando que, como tenho muito pouco conhecimento, o intervalo de 24h entre uma cerveja e outra pode ser suficiente para eu não conseguir comparar uma com a outra como eu conseguiria se bebesse ambas no mesmo dia.

Vou experimentando dessa forma e, com o tempo, vou adaptando à medida que for adquirindo conhecimento. O que não faltam são cervejas diferentes para experimentar!

Obrigado por sua ajuda.
Tempo para a criação da página:0.449 segundos