Thiago, existem vários tipos e propostas de degustação. No meu caso, o mais frequente é que eu beba uma garrafa e acabou, mas isso é mais por conveniência do que por princípio. Degustar duas ou mais brejas na sequência aguça a sua percepção para as diferenças entre elas, que poderiam passar batidas se você bebesse uma num dia, outra no outro. Isso é especialmente verdadeiro no caso de um iniciante, que ainda não está familiarizado com os diferentes estilos e com as pequenas variações no interior de cada estilo.
O importante, como foi dito aqui, é beber as cervejas na ordem correta - das mais leves para as mais intensas (alcoólicas, amargas, escuras e/ou encorpadas). Se você fizer o contrário, ou seja, começar com uma paulada e depois tomar uma mais delicada, seu paladar vai estar preparado para algo muito intenso e você não vai conseguir apreciar a segunda a contento. E não se esqueça de limpar o paladar entre um copo e outro, com água e pão/biscoito.
Essas degustações comparativas que você está pensando em fazer se chamam "degustações horizontais" (em oposição a uma "degustação vertical", que consiste em beber várias safras da mesma cerveja) e são ótimos exercícios de aprendizado. Pode-se beber várias cervejas de uma mesma cervejaria ou, como é mais frequente, beber várias cervejas do mesmo estilo para entender as diferenças entre elas. Para fins de aprendizado, eu optaria pelo segundo método: comparar diferentes cervejas do mesmo estilo.
Vale um lembrete: se você está planejando uma degustação com grande número de garrafas, chame reforços! Para fins de degustação e aprendizado, uma long neck pode tranquilamente ser dividida em três ou até mais pessoas. Fazendo assim, você bebe menos de cada uma e seu paladar fica menos alterado; portanto, você consegue apreciar um número maior de rótulos numa mesma sessão.