Cadastre-se
× Deixe aqui suas críticas e sugestões sobre o site BREJAS. O que você acha que precisa melhorar, novas funcionalidades esperadas, coisas que você gosta e que não gosta.

IBU no ranking

Criado por Leonardo S. no tópico IBU no ranking

Sou lupulomaníaco, e as vezes sinto falta de algumas brejas que não tem a informação do IBU na sua descrição.

As fábicas divulgam esses valores?
Seria possível tentar colocá-las?
Last edit: 12 anos 8 meses atrás by Leonardo S..
12 anos 8 meses atrás #29034

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por fernando pereira frassetto no tópico Re:IBU no ranking

Leonardo, a grande maioria das cervejarias, principalmente as nacionais, não colocam essa informação no rótulo, tampouco em sites...uma pena porque, para mim, quanto mais informação melhor!
12 anos 8 meses atrás #29038

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Renato . no tópico Re:IBU no ranking

Realmente poucas fábricas divulgam.

Seria uma informação legal nos rótulos
12 anos 8 meses atrás #29042

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Tom Adamenas no tópico Re:IBU no ranking

Eu concordo que essa é uma informação interessante de se apresentar nos rótulos das cervejas, mas acho que a quantidade de cervejarias que disponibilizam essa informação é tão pífia que seria um recurso desses beeem deixados de lado.

Além disso, acho que essa informação é mais útil pra saber o quanto de lúpulo (sabendo de qual tipo, claro) jogaram na breja, pois a relação amargor x IBU não é necessariamente verdadeira, vide as diferenças nas utilizações de lúpulos aromáticos e de amargor, ou ainda nesses lúpulos ultra-cítricos-aromáticos norte-americanos, que chapando a breja com eles, não a torna amarga, mas cítrica e até um pouco enjoativa. Na Brasil Brau por exemplo, teve um cara da ACervA, não lembro se do CE ou de PE, que levou uma IPA (muito gostosa, por sinal) no último dia. Quando tomei a breja, comentei com uns amigos que devia ter alguma fruta na breja, pois ela não estava amarga, mas com um cítrico bem característico de cerveja que leva fruta, bem longe do estilo proposto. Enfim, chegamos a unânime conclusão de que tratava-se de Seriguela, era uma certeza nossa. Em segundos, tinha virado a Seriguela Beer. Quando fomos indagar o responsável sobre o caso, ele nos disse (de uma forma um tanto presunçosa, mas deixa pra lá...) que era apenas lúpulo Amarilo.

O que quero dizer com isso é que, pro bem da verdade, IBU pode ser uma baliza, mas não define nada. Você pode jogar uma receita no BeerSmith e ela chegar nuns bons 60 IBUs, vá lá, como deve ter sido o caso dessa "Seriguela Beer", e isso não definir em absoluto o amargor da breja e nem seu enquadramento no estilo correto. Mesmo uma English Barley Wine, que pode chegar nos 70 IBUs, não é uma cerveja amarga se você considerar uma OG nunca menor do que 1.080, mas até bem doce quando bate os 1.120 de OG.

Enfim... eu gostaria muito de saber o IBU de todas as brejas que tomo, por pura curiosidade mesmo, mas achei que valia pontuar essa questão.

Abraços!
Last edit: 12 anos 8 meses atrás by Tom Adamenas.
12 anos 8 meses atrás #29047

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Leonardo S. no tópico Re:IBU no ranking

Realmente Tom, acho que estou sonhando demais. Nem os estilos das cervejas tem no rótulo. Quando muito está escrito CERVEJA FORTE ESCURA.... que po¨%$# é essa? Ai você vai perguntar para o vendedor e ele fala: essa é uma Ale.

É como você ir na locadora de video para alugar um filme, pergunta para o atendente se o filme é de comédia ou terror e ele responde: é nacional.
Last edit: 12 anos 8 meses atrás by Leonardo S..
12 anos 8 meses atrás #29051

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por fernando pereira frassetto no tópico Re:IBU no ranking

Leonardo S. escreveu:

Realmente Tom, acho que estou sonhando demais. Nem os estilos das cervejas tem no rótulo. Quando muito está escrito CERVEJA FORTE ESCURA.... que po¨%$# é essa? Ai você vai perguntar para o vendedor e ele fala: essa é uma Ale.

É como você ir na locadora de video para alugar um filme, pergunta para o atendente se o filme é de comédia ou terror e ele responde: é nacional.


Hahahaha excelente Leonardo...uma das coisas que mais me deixa p... numa cerveja é quando no rótulo vem escritas coisas como "Forte Escura", "Premium", "Lager"...ou nem no rótulo, mas naquele indefectível selinho de importadora...já vi Pale Ale inglesa com o escrito "Cerveja Forte Escura". Ora, parece que a própria importadora não faz a mínima idéia do que traz para cá e distribui...ridículo!
Falta ainda muita, mas muita informação...
Querer o IBU no rótulo, com as ressalvas muito bem colocadas pelo Tom, seria demais...
12 anos 8 meses atrás #29059

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se