Cadastre-se
× Deixe aqui suas críticas e sugestões sobre o site BREJAS. O que você acha que precisa melhorar, novas funcionalidades esperadas, coisas que você gosta e que não gosta.

Novo sistema de avaliações do Brejas

Criado por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Novo sistema de avaliações do Brejas

Estou abrindo esse tópico para movermos para cá a discussão que está rolando em "Avaliações sem texto", sobre um possível novo sistema de avaliações do site. Aproveito para repetir aqui a sugestão que eu tinha dado naquele tópico, e aí cada um vai postando as suas ideias e a gente chega a uma forma final.

Eu penso que poderia funcionar mais ou menos assim. Teria os seguintes quesitos para escolher uma única opção do menu:

Persistência da espuma: [baixa/média/alta]
Amargor: [suave/médio/intenso]
Doçura: [suave/média/intensa]
Acidez: [suave/média/intensa]
Corpo: [leve/médio/denso]
Drinkability: [alta/média/baixa]
Aquecimento alcoólico: [imperceptível/suave/intenso]

Além disso, haveria uma parte de "Aromas e sabores" em que o avaliador marcaria com um X quantos campos ele quisesse: [cereais / torrado / frutado / especiarias / floral / cítrico / herbal / envelhecido / avinagrado]. Em cada opção marcada, abriria um campo de texto em branco para escrever coisas mais específicas - por exemplo, ao marcar "frutado", abriria um campo onde eu poderia escrever "banana".

Ao final, haveria um campo de texto em branco para "Comentários gerais."

Acho que assim ainda seria razoavelmente simples, user-friendly e claro, e mesmo assim ainda seria preciso e correto o bastante para um degustador mais experiente. Depois, o site poderia apresentar essas informações de uma forma visualmente mais interessante, com escalas, ícones para os aromas etc. O usuário que não gostasse ainda poderia optar pelo layout antigo, simples, só com texto.

E, o melhor de tudo, o sistema seria capaz de tabelar numericamente esses quesitos para elaborar comparações a partir do outros critérios, por exemplo, "qual a IPA com maior drinkability"? Com isso seria possível quebrar essa coisa de fazer a comparação unicamente pela nota, que é muito subjetiva.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
12 anos 2 meses atrás #34396

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gil Lebre Abbade Franco no tópico Re:Novo sistema de avaliações do Brejas

desnecessário eu dizer que essas mudanças serão ótimas, parabéns!
e gostei dessa opção de manter a avaliação usual, para os iniciados, e uma nova, mais elaborada.

se servir de opinião gostaria de propor que a nota da avaliação da aparência não tivesse um peso de relevância muito alto.
acho que muitas bebidas acabam sendo favorecidas ou desfavorecidas devido essa nota.
por exemplo, a Grado Plato Chocarrubica ou a linha Xyauyu da Baladin não formam espuma nenhuma.
quem levar como critério a forma pela qual a cerveja foi feita ou se ela é conivente com o estilo, vai avaliar bem esse quesito, mas se a pesoa avaliar apenas pelo visual, não receberá uma nota alta, certamente.
acho que concordamos que a maioria das avaliações vão mais pela sensação pessoal do avaliador que seguidas piamente pelo BJCP, por exemplo.
e chopes, independente do estilo, também levam vantagem nesse quesito, pois geralmente tem uma bela apresentação com um colarinho cremoso, de retenção alta e sujando as laterais do copo.

claro que a espuma é apenas um de outros itens analisados na aparência, como cor, reflexos contra a luz, presença de sedimentos, turbidez, limpidez, mas não deixa de ser um critério que muitos tomam como o principal.
nem "brahmeiro", nem "beer snob"
Last edit: 12 anos 2 meses atrás by Gil Lebre Abbade Franco.
12 anos 2 meses atrás #34407

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Yuri Lopes no tópico Re: Novo sistema de avaliações do Brejas

concordo, boa.
"Era um homem sábio aquele que inventou a cerveja."
Platão
12 anos 2 meses atrás #34408

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Renato . no tópico Re: Novo sistema de avaliações do Brejas

Bom eu estav ana discução douotro tópico.

Achei esse esquema sugerido pelo Marucssi perfeito.
Primeiro por facilitar para quem dificuldades em denominar o que sente numa cerveja, segundo por ter bastante detalhes.
No final das contas o novo sistema agrada aos iniciantes e aos mais experientes.
Precisa ver se eh tudo possível, pq se for EU não vejo melhor opção.
12 anos 2 meses atrás #34413

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por MARCELO RICARDO MONICH no tópico Re:Novo sistema de avaliações do Brejas

Marcussi excelente sugestão.
Ajuda muito a padronizar alguns itens de avaliação.
Vai permitir também a criação de algumas análises e classificações por itens.
Muito válido.
12 anos 2 meses atrás #34452

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Luiz Felipe Malta Fernandes no tópico Re:Novo sistema de avaliações do Brejas

Profissa!!! Excelente, como eu já tinha elogiado em outro tópico...
12 anos 2 meses atrás #34488

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se