Cadastre-se

Controle térmico da fermentação

Criado por João Marcello Bassaneze no tópico Controle térmico da fermentação

Amigos, sou novo no assunto, então me perdoem se eu estiver perguntando alguma besteira... ainda não fiz a minha primeira cerveja, estou à espera do kit de equipamentos que comprei e que deve chegar até este fim de semana, junto com os ingredientes para uma pale ale...
pelo que já li, percebo que um dos principais problemas relativos à produção é o controle da temperatura na fermentação... assim, pergunto: existe algum fermentador que tenha um controle de temperatura, mantendo-a constante nos níveis que o sujeito quiser, independente da temperatura ambiente??? refiro-me a algo que tenha o funcionamento, por exemplo, de uma adega, que mantém os vinhos na temperatura que o cara queira... desde já agradeço pela informação

abs.,

João Marcello
13 anos 1 mês atrás #25336

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Tom Adamenas no tópico Re:Controle térmico da fermentação

Fala João!

Seguinte, para realizar um controle preciso da fermentação, da maturação e do priming você vai precisar de uma geladeira/freezer e um termostato, "só". Digo "só" entre aspas porque esse é, geralmente, o maior gasto absoluto nos equipamentos.

Mas claro, existem opções mais viáveis no imediato. Uma delas é usar a geladeira da tua casa mesmo, que deve manter uma temperatura média duns 8°C, que já ajuda na maturação. Só não vai sobrar muito lugar pra colocar comida, mas sabe como é: prioridades! hahaha

Outra ideia é deixar o balde fermentador dentro de um isopor grande, com água, que se mantém em geral à 20 ou 24°C, que já serve na gambiarra pra fermentar uma ALE. Pra maturar, é só manter dentro da água umas garrafas pet com gelo, trocando sempre.

No caso ideal, procure no mercado livre mesmo os termostatos FULL GAUGE TIC-17RGTi, que são os mais utilizados por cervejeiros caseiros.

Se fizer o processo todo sem controle de temperatura também dará certo, mas a breja vai ficar bem frutada.

Enfim... essas são algumas possibilidades. Existem outras.

Forte abraço!
13 anos 1 mês atrás #25337

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Rodrigo Casarin no tópico Re:Controle térmico da fermentação

No momento, essa é minha maior preocupação tb. Como a grana está curta até para comprar o material básico para fazer as cervejas, acho que beberei algumas "frutadas" por algum tempo!rs
13 anos 1 mês atrás #25341

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por MARCELO RICARDO MONICH no tópico Re:Controle térmico da fermentação

Com o inverno perto tudo facilita. hehehe.
13 anos 1 mês atrás #25342

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por RODRIGO TEIXEIRA PEREIRA no tópico Re:Controle térmico da fermentação

Como instalar o FULL GAUGE TIC-17RGTi???
12 anos 7 meses atrás #30153

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Leonardo S. no tópico Re:Controle térmico da fermentação

12 anos 7 meses atrás #30154

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se