Cadastre-se

Temperatura da fermentação e da maturação

Respondido por Paulo Brunoro no tópico Temperatura da fermentação e da maturação

Maturar a cerveja não tem a intenção apenas de atenuar as leveduras, mas também interromper sua atividade e, principalmente, eliminar off-flavors.

Quando a cerveja fermenta ela gera cerca de 3000 sub-produtos, não apenas álcool e CO2, maturar a cerveja ajuda a "arredondar" o sabor do mesmo eliminando off-flavors, como por exemplo o Diacetil.

Quanto mais leve a cerveja, maior deve ser o período de maturação, pois os sabores ficam mais aparentes. Para uma Ale, é possível maturar a 10ºC, já para Lagers 1ºC a 4ºC é suficiente.

Abraços
10 anos 5 meses atrás #50799

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Chiappetta no tópico Temperatura da fermentação e da maturação

Nossa, post das antigas.
Meu passado me condena. Cerveja de extrato é osso. Ahaha!

Não lembro ao certo os resultados desse experimento. Mas minha opinião é identica a do Leonardo.

abs
10 anos 5 meses atrás #50801

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Leonardo S. no tópico Temperatura da fermentação e da maturação

Paulo Brunoro escreveu: Maturar a cerveja não tem a intenção apenas de atenuar as leveduras, mas também interromper sua atividade e, principalmente, eliminar off-flavors.

Quando a cerveja fermenta ela gera cerca de 3000 sub-produtos, não apenas álcool e CO2, maturar a cerveja ajuda a "arredondar" o sabor do mesmo eliminando off-flavors, como por exemplo o Diacetil.

Quanto mais leve a cerveja, maior deve ser o período de maturação, pois os sabores ficam mais aparentes. Para uma Ale, é possível maturar a 10ºC, já para Lagers 1ºC a 4ºC é suficiente.

Abraços


Paulo, o diacetil é eliminado na fermentação, pelo próprio fermento. Se acabar o açucar, ou abaixar a temperatura, o fermento não terá como reabsorver esse diacetil.

Ah, mas acabou a fermentação, tem diacetil e não conseguo eliminá-lo, o que que eu faço?
- Santo priming...
10 anos 5 meses atrás #50806

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Diogo Olivares no tópico Temperatura da fermentação e da maturação

Haha, é que gostei da idéia de fermentar a mesma leva em temperaturas diferentes. vou tentar numa próxima.

Por hora e força do destino, tive que me contentar com os 8 graus C da geladeira porque o freezer que tava mantendo perto dos 20 graus C pifou logo depois da fermentação primária.

Boa contribuição, Leonardo!
Last edit: 10 anos 5 meses atrás by Diogo Olivares.
10 anos 5 meses atrás #50824

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se