Cadastre-se

duvidas na maturação

Criado por sergio domingues no tópico duvidas na maturação

minha primeira weiss domingo passado completando uma semana hoje. Ontem tinha um pouquinho de atividade no air lock ainda, tirei um pouco de fermento por baixo do fermentador conico e depois experimentei a cerveja, estava deliciosa, banana acentuado parecia uma erdinger (claro que quente e sem gas) o cheiro e o sabor estavam otimos.Hoje medi a densidade está em 1009,5 a inicial estava em 1047, retirei mais fermento por baixo do fermentador e novamente experimentei a cerveja que retirei para fazer o teste. Ainda estava ótima com banana acenteuado, porem hoje senti um leve azedinho, coisa que nao gosto muito em algumas weiss, se ontem parecia uma erdinger hoje pareia uma eisnbahn que tomei que tinha esse leve azedinho. É um azedinho bem sutil e tbm presenciei essa leve azedinho no aroma tbm.Como disse é um azedinho bem sutil e refrescante, mas preferia que nao tivesse, e tbm nao sei se é normal mas senti um pouquinho de gás na cerveja deve ser normal né? e tbm formou uma espuminha quando tirei pra fazer o teste ja que essa foi minha primeira brassagem entao nao sei se esse tipo de coisa é normal.Por que será que ouve esse leve diferença no sabor de ontem para hoje?Estava pensando em amanha fazer nova mediçao para ver se estabilizou a mediçao e baixar a temperatura para 6 a 8 graus por 6 dias para maturar, porem li um artigo que fala que deve-se aumentar a temperatura que a maturação deve ser feita em temperatura da fermentaçao ou maior para só entao baixar por poucos dias a temperatura, mas agora estou na duvida de como proceder se elevo a temperatura por mais uns 5 dias ou baixo a temperatura e se devo baixar de uma vez ou gradualmente.Alguem pode me dar um luz? rsrsrsO que acham?OBS: fermentou por 7 dias a temperatura entre 21 a 23 fermento wb-06receita: 3 kg malte pilsen e 2,5 malte trigo. 26 gramas lupulo mittelfrüh
9 anos 2 meses atrás #59140

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico duvidas na maturação

Sérgio, o azedinho pode ter sido impressão sua, se for muito leve. Ou alguma contaminação, mas é uma hipótese muito pouco provável. Não consigo pensar numa outra alternativa para esse problema.

Sobre as temperaturas, eu normalmente deixo fermentando (tempo médio de 7 dias), após isso coloco na geladeira a 0°C e deixo por 5 dias. Em seguida já engarrafo. Hoje mesmo fiz uma weiss e esse será o procedimento.
9 anos 2 meses atrás #59142

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por sergio domingues no tópico duvidas na maturação

Obrigado mais um vez por esclarecer minhas duvidas,

Vou seguir esse procedimento então, baixar a temperatura. Quanto ao azedinho, meu irmao tbm notou a diferença entre ontem e hoje e e disse que ontem estava bem melhor o sabor e minha esposa experimentou hj e tbm notou o azedinho. Não é nenhum exagero, ja tomei muitas weiss comerciais que tem esse azedinho, é que eu não gosto, espero que nao passe disso. contaminaçao tenho certeza que nao é, será que pode ser pelo fato de eu ter retirado um tanto bom de fermento ontem e isso mexeu com a cerveja que está la dentro? hoje tirei mais um tanto de fermento, amanha tirou mais um pouco e baixo a temperatura.

que receita vc usa pra weiss? quantidade de maltes ,tipo e quantidade de lupulos e fermento?

usei 3 kg de pilsen
2,5 kg trigo,
26 gramas lupulo Mittelfruh
wb-06

ontem parecia uma erdinger aroma e sabor e hoje azedinho, fiquei triste rsrsrsrsrsrs
Grande abraço
Last edit: 9 anos 2 meses atrás by sergio domingues.
9 anos 2 meses atrás #59145

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico duvidas na maturação

Segue a minha receita.

2,5Kg malte pilsen
2,2Kg de malte de trigo
0,2Kg de malte carawheat wayermann (trigo caramelo)

As rampas foram feitas com decocção (retirando uma parte do mosto, aquecendo em outra panela e retornando para aumentar a temperatura do mosto restante e dos grãos, deixando exatamente na temperatura da próxima rampa).
44ºC - 15min
52°C - 15min
66ºC - 60min

Fervura por 75min.

9,5g Hallertau Magnum - 75min
1,8g Irish Moss (coagulante) - 15min
Levedura WB-06 - 11,5g

OG: 1,052g/mL
FG esperada: 1,014g/mL
ABV esperado: 5,1%
IBU: 15
Cor: 6,1 SRM
Rendimento: 78%
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Tales Fernandes
Last edit: 9 anos 2 meses atrás by Gustavo Silva.
9 anos 2 meses atrás #59148

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por sergio domingues no tópico duvidas na maturação

Fala Gustavo como vai ?

Estou passando para lhe agradecer a ajudar sempre que precisei e dizer que minha weiss ficou muito boa, fiquei morrendo de medo na minha primeira brassagem, mas vi que é tudo tranquilo e já fiz a segunda brassagem hehehehhe

A cerveja ficou deliciosa, banana bem acentuada do jeito que eu gosto. Fui fazer um comparativo entre minha cerveja a algumas como baden baden weiss, paulaner e erdinger. Fiz o teste bebendo todas ao mesmo tempo e provando.

Para minha surpresa, a minha primeira cerveja ficou identica a baden baden weiss, exatamente o mesmo sabor e o aroma da minha ainda estava melhor. Meus amigos que nunca haviam bebido esse tipo de cerveja tambem não notaram diferença entre a minha a da baden baden. Fiquei surpreso com o resultado ainda mais por ser minha primeira breja

Valeu mesmo pela ajuda

grande abraço

segue ai uma foto que tirei da minha

Last edit: 9 anos 1 mês atrás by sergio domingues.
9 anos 1 mês atrás #59627

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico duvidas na maturação

Mas ahh! Ficou bonita.

Eu também gosto bastante do frutado da weiss, por isso sempre fermento numa temperatura mais alta.

Parabéns pela cerveja.
9 anos 1 mês atrás #59628

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se