Cadastre-se

Tempo de Maturação

Criado por Djoni Antonio da Silva no tópico Tempo de Maturação

Fala pessoal, tudo certo?

Sei que a maturação não é uma regra e que algumas pessoas falam que quanto maior a OG da cerveja maior o tempo de maturação. Assim, gostaria de saber com vocês por quanto tempo vocês deixam suas cervejas maturando?

Deixo aqui alguns estilos de cerveja para saber a opinião de vocês quanto a maturação.

1-weiss
2- blonde ale
3 - stout
4- irish red ale
5 - dsrk storng ale (e outras belgas)
6 - porter
7 - wit

Abraços
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Luciano Gobeti
8 anos 11 meses atrás #60593

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Tempo de Maturação

Então, a maturação não depende apenas da OG, mas também da FG, amargor, tipo de levedura e até mesmo da cor da cerveja. Os valores que coloquei abaixo são em média.

1 - 5 dias;
2 - 15 dias para belgian blond ale e 7 a 10 para blond ales com fermentos neutros;
3 - Imperial: pelo menos 3 meses. American Stout: 30 dias (se ABV < 6,0, caso contrário uns 2 meses), restante por 25 a 30 dias);
4 - 15 dias;
5 - Pelo menos 90 dias para uma dark strong ale com mais de 9% ABV. Para ABV < 9% pelo menos 60 dias. E para golden strong ale uns 45 dias;
6 - de 30 a 60 dias;
7 - de 5 a 10 dias.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Djoni Antonio da Silva
8 anos 11 meses atrás #60603

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Djoni Antonio da Silva no tópico Tempo de Maturação

Gustavo Silva escreveu: Então, a maturação não depende apenas da OG, mas também da FG, amargor, tipo de levedura e até mesmo da cor da cerveja. Os valores que coloquei abaixo são em média.

1 - 5 dias;
2 - 15 dias para belgian blond ale e 7 a 10 para blond ales com fermentos neutros;
3 - Imperial: pelo menos 3 meses. American Stout: 30 dias (se ABV < 6,0, caso contrário uns 2 meses), restante por 25 a 30 dias);
4 - 15 dias;
5 - Pelo menos 90 dias para uma dark strong ale com mais de 9% ABV. Para ABV < 9% pelo menos 60 dias. E para golden strong ale uns 45 dias;
6 - de 30 a 60 dias;
7 - de 5 a 10 dias.


Muito Obrigado!

Essas informações ajudaram muito.

Só mais uma questão, e quanto a temperatura?

Costuma iniciar a maturação em 10 ou 12 graus e ir gradativamente baixando para 4 ou 5. Isso em Ale.

O que vocês recomendam.
8 anos 11 meses atrás #60607

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Tempo de Maturação

Depende. Tudo depende. :D

Algumas cervejas mais claras, com menos álcool e menos complexas necessitam de uma maturação mais para clarificar que para ''arredondar'' os aromas e sabores. Como uma blond ale, por exemplo. Nesses casos eu deixo a 0°C.

Quando a cerveja não precisa tanto de uma clarificação, mas sim melhorar os sabores, nesses casos eu deixo a 4°C. Stouts, bengian dark strong ale, barley wine, red ale, bengian blond ale e IPA são alguns exemplos. :)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Djoni Antonio da Silva
8 anos 11 meses atrás #60623

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Djoni Antonio da Silva no tópico Tempo de Maturação

Gustavo Silva escreveu: Depende. Tudo depende. :D

Algumas cervejas mais claras, com menos álcool e menos complexas necessitam de uma maturação mais para clarificar que para ''arredondar'' os aromas e sabores. Como uma blond ale, por exemplo. Nesses casos eu deixo a 0°C.

Quando a cerveja não precisa tanto de uma clarificação, mas sim melhorar os sabores, nesses casos eu deixo a 4°C. Stouts, bengian dark strong ale, barley wine, red ale, bengian blond ale e IPA são alguns exemplos. :)


Valeu!

Muito Obrigado!
8 anos 11 meses atrás #60624

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Djoni Antonio da Silva no tópico Tempo de Maturação

Então,

Ainda sobre maturação, o que vocês me dizem da maturação em barril de carvalho?

O período de maturação é o mesmo dos supra citados?

E quanto a temperatura? Manter em temperatura ambiente a maturação em barril ou refrigerar?
8 anos 11 meses atrás #60632

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se