Cadastre-se

Balde mal fechado

Respondido por Haifang Nehls no tópico Balde mal fechado

Bom dia.

Qual o estilo que voce fez? quais maltes e lupulos? quantidade?
Sabendo o estilo, fica mais facil saber se deu certo, dependendo das caracteristicas apresentadas.
8 anos 9 meses atrás #61729

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Balde mal fechado

É, se vc conhece cerveja vai ter uma noção. se estiver com gosto/cheiro azedo é pq contaminou. se estiver com gosto de cerveja(mesmo mto amarga e/ou doce) voce engarrafa.
8 anos 9 meses atrás #61734

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Balde mal fechado

Então, há uma maneira de descobrir a OG sim, pelo menos usando o raciocínio que eu bolei agora, haha.

Você teria como medir a densidade usando densímetro e refratômetro? Caso sim, há uma fórmula de conversão da FG lida no refratômetro para a FG real (lida com densímetro), que relaciona OG com essas outras duas variáveis. Sabendo a FG do refratômetro e do densímetro teoricamente você conseguiria descobrir a OG e calcular o teor alcoólico.

Sobre a tampa, como já mencionado, não há problema. A cerveja fermentará boa e não ficará tão oxidada, pois o CO2 é mais denso que o oxigênio, impedindo que o mesmo entre em contato com o mosto.

Já sobre a contaminação, ela não pode ser descartada. Verifique se há algum aroma avinagrado ou sabor azedo, caso contrário é provável que não haja contaminação, e se tiver é tão pouca que não irá interferir no sabor da cerveja.
Last edit: 8 anos 9 meses atrás by Gustavo Silva.
8 anos 9 meses atrás #61742

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Danilo Yoshio Seriama no tópico Balde mal fechado

Opa.

Obrigado a todos pela atenção.
Minha cerveja ficou 8 dias fermentando e 14 maturando. Eu vou engarrafa-la amanha.
Assim q ela estiver pronta eu falo como ficou aqui.


A semana q vem eu quero fazer outra leva. Vou ter mais atenção nestes detalhes.

Marcelo Vodovoz:
Pelo cheiro eu nao senti nada de azedo. Só cheiro de cerveja mesmo, eu vou experimentar antes de envasar.

Haifang Nehls:
Eu fiz 20L de uma pale ale, com malte pilsen e carablond. os lupulos eram columbus e cascade. e o fermento era o S4. Como essa era a minha primeira, eu comprei um kit pronto e nao sei as medidas exatas. Mas era para 20 Litros.

Gustavo Silva:
Eu nao tenho refratrometro. E eu vou te dizer q nao entendi muito bem a sua explicação.


obrigado novamente
8 anos 9 meses atrás #61787

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Danilo Yoshio Seriama no tópico Balde mal fechado

Só atualizando.

Minha cerveja ficou boa. na verdade eu achei muito boa.

Eu acho q poderia ter deixado só um pouco mais encorpada (subindo a temperatura), pouca coisa.
O aroma do lupulo tb nao se destacou, como eu queria, acho q eu demorei para esfria-la.
mas carbonatou direitinho. Nao ficou com nenhum cheiro ou gosto de azedo.

vou brasar a minha proxima cerveja no proximo fds.
eu ainda estou na divida se faço uma Brown Porter ou uma Special Bitter.

obrigado a todos pela ajuda.
8 anos 9 meses atrás #61913

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se