Cadastre-se

Cerveja Artesanal

Respondido por Alexandre Bamberg no tópico Re:Cerveja Artesanal

Muito boa as respostas, eu concordo com todas, mas essa é minha dificuldade é que é muito subjetivo, diferente se voce define com número, dados, etc. Dependemos muito que o consumidor conheça a cervejaria pra não ser enganado apenas com o marketing dela, não sei se vcs concordam com isso, por isso é muito difícil falarmos esta cervejaria produz artesanalmente, outra não.
Aqui no Brasil, todas as micros sofrem com equipamentos sem alta tecnologia, na Alemanha, Belgica, Italia, Inglaterra, Rep Tcheca, que são paises que ja visitei várias cervejarias, já encontrei brassagem de 20hL totalmente automatizada, mas são consideradas cervejas artesanais.
Acho que além da matéria prima, um ponto importante é o tempo de processo, deixar td agir naturalmente, a cerveja nascer, além disso a ousadia,inovação da cervejaria, trazer novidades, buscar a tradição, isso pode ser feito em microcervejarias ou em grandes cervejarias.
Mas é dificil achar uma definição que não caia pro lado do subjetivo.
13 anos 10 meses atrás #15971

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por David Brun no tópico Re:Cerveja Artesanal

Fazer uma produção diferenciada, muitas vezes simplesmente porque "é do gosto do fabricante" acho que é um diferencial de cerveja "artesanal". As grandes cervejarias "industriais" fazem o produto buscando lucro, buscando agradar às massas, fazem porque a massa vai comprar. A cerveja artesanal, é feita do jeito que o fabricante a prefere, diria eu. Para isso, sempre há uma escolha por insumos melhores, há mais "detalhes", mais matizes, é algo feito para paladares mais exigentes. Assim como todo artesanato, a cerveja artesanal depende muito da habilidade e do conhecimento do fabricante para ficar boa.

É muito mais fácil ver uma cervejaria "artesanal" fazer experiências e "loucuras" em suas produções, do que uma cervejaria industrial. Isso diz muito sobre a criatividade e a habilidade do fabricante, coisas que não são vistas em cervejarias de grande porte.

Para mim artesanal é isso, produzido com mais esmero, mais preocupação, talvez não pra agradar "a todo mundo", mas pelo simples fato de que é do agrado de quem fabrica. E além de se buscar um lucro, se busca um reconhecimento pelo bom trabalho realizado, se busca um retorno positivo pela simples satisfação. Isso tudo se aplica à cerveja artesanal.

Cerveja caseira, ao meu modo de ver, é o exemplo mais puro de cerveja artesanal. Mas cervejarias que fazem cervejas diferenciadas pelo puro prazer de fazer cervejas diferenciadas que agradam a poucos e mais exigentes, só pelo motivo de oferecer diversos sabores e experiências, que buscam o lucro - mas não somente isso - atravês do agrado a um menor número de pessoas, com um numero "limitado" na sua produção, também são aretsanais.

Sobre o assunto de rótulos como "premium", "gourmet", etc. às vezes há um exagero. É a maneira de cada um diferenciar seu produto. Acho que quem dá mais importância a isso são iniciantes no assunto, com pouco entendimento, que se prendem a esses rótulos para começar sua busca pelas coisas de mais qualidade (não só na cerveja encontramos rotulação exagerada, isso existe em diversos âmbitos, em comida, roupas, música, carros, serviços, etc.). Quem entende mais sobre o produto e sabe do que gosta, não se interessa muito pelo rótulo em si, pelo menos comigo é assim.
13 anos 10 meses atrás #15972

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Renato . no tópico Re:Cerveja Artesanal

Realemnte acho que eh TUDO bem suvjetivo e cheio de particularidades.

Artesanal creio que indo na fonte do termo - deveria ser usado apenas para cerveja feita em casa, com o minimo de industrialização possivel

Cerveja Especial, Goumet, Premium, e muitas outras nomenclaturas, tb eh bem subjetivo, para quem bebe apenas skol ou brahma, uma bohemia confraria já é algo especial, e acredito que a produção dela não mude muito para uma Brahma.

PRA MIM - o que diferencia das NOSSAS cervejas é a alma do Empreendedor. Obviamente que quem abre uma cervejaria quer ter lucro. Afinal de contas ninguem aqui quer passar fome. O que diferencia eh a paixão pela cerveja e sua cultura, eh o prazer de fazer uma cerveja e tornar isso o seu ganhapão diario. Emquanto nas OUTRAS os donos são empresarios que tal vez nem saibam como a cerveja eh feita, mesmo podendo ter dentro da cervejaira gente com essa alma. E a margem de lucro são ASTRONOMICAS.
Podemos ter a alma de cervejeiro em quem esta começando nesse mundo e ter a alma de um empressario captalista em quem esta nesse mundo a anos

SIM TUDO SUBJETIVO
13 anos 10 meses atrás #15973

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por João Gabriel Margutti Amstalden no tópico Re:Cerveja Artesanal

Para mim, artesanal está ligado a sentimento e paixão. Não só na cerveja, mas em qualquer outro produto, realmente sentir o processo de fabricação do seu produto, acompanhar cada passo, ficar feliz com o resultado, ou triste.

Quando eu era pequeno, lembro de perguntar pra minha vó, pq os bolos que ela fazia em casa era melhor que os da padaria. Ela respondeu: "porque os que eu faço aqui tem coração".

É meio gay, mas acho que é por aí.
Gastronomia com cerveja > www.panelademalte.blogspot.com
13 anos 10 meses atrás #15976

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Mauricio Beltramelli no tópico Re:Cerveja Artesanal

:laugh: :laugh:

Não é gay não, João! É a pura verdade! :)
13 anos 10 meses atrás #15978

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Felipe Ribeiro - Duende no tópico Re:Cerveja Artesanal

"Ai vareia né?"


Tem a definição legal. Ao menos existe um projeto de lei para isso. É o projeto de Lei PROJETO DE LEI Nº 3.926, DE 2004.

Art. 4º Designa-se atividade artesanal, a atividade econômica de reconhecido valor cultural e social, que assenta na produção, restauro ou reparação de bens de valor artístico ou utilitário, de raiz tradicional ou étnico ou contemporâneo, e na prestação de serviços de igual natureza, bem como na produção e confecção tradicionais de bens alimentares.


Enfiei mais um monte de variáveis na história. Mas costuma-se dizer que a lei surge de um fato ao qual atribuimos um valor para depois virar norma.

Particularmente concordo com o intentado pelo projeto de lei. Mais a frente o PL entra em detalhes

§ 1º A atividade artesanal deve caracterizar-se pela fidelidade aos processos tradicionais, em que a intervenção pessoal constitui um fator predominante e o produto final é de fabrico individualizado e genuíno, sem prejuízo da abertura à inovação consagrada no artigo seguinte.

§ 2º A predominância da intervenção pessoal é avaliada em relação às fases do processo produtivo em que se influencie ou determine a qualidade e natureza do produto ou serviço final, em obediência aos requisitos referidos no parágrafo anterior.



Define bem isso, artesanato é artesanato. Tem que ser como sempre foi feito.

Art. 5º A fidelidade aos processos tradicionais, referida no parágrafo primeiro do artigo anterior, deve ser compatibilizada com a inovação nos seguintes domínios e nas seguintes condições:

I – adequação do produto final às tendências do mercado e a novas funcionalidades, desde que conserve um caráter diferenciado em elação à produção industrial padronizada;

II – adaptação dos processos produtivos, equipamentos e tecnologias de produção, por imperativos de ordem ambiental e de higiene e segurança no local de trabalho e de forma a diminuir a penosidade do processo produtivo ou a rentabilizar a produção, desde que, em qualquer caso, seja salvaguardada a natureza e qualidade do produto ou serviço final;

III – uso sustentável e racional dos produtos da flora, da fauna e
do solo, visando adequar-se às exigências ambientais e de saúde pública e aos direitos dos consumidores.





O legal é que dá pra juntar uma série de características que vão definir se é artesanal ou não.

Primeira: Atividade econômica.
Segunda: Relevante valor cultural e social.
Terceira: Fidelidade aos processos tradicionais.
Quarta: Produto final diferenciado em relação a produção industrial.

Não basta ser melhor, não basta ser diferente, não basta ser relevante, nem tradicional. Tem que ser tudo isso junto.

Indo pra cervejarias, eu acho que uma cervejaria pode ter produtos artesanais, e pode ter produtos que não o sejam. Talvez Biertruppe Vintage n. 1 seja artesanal (provavelmente é), ao passo que a Bamberg Pilsen não. Não conheço a forma de produção da Pilsen, só uso como exemplo. Pelo que li no fórum e internet a produção da Vintage foi muito elaborada, assim como parece ser a produção da Alt, respeitando os métodos tradicionais.
13 anos 10 meses atrás #15980

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se