Cadastre-se

Descrição comercial

Criado por Ricardo Donato no tópico Descrição comercial

Sempre leio aqui no Brejas tanto a descrição comercial quanto a descrição dos usuários... As vezes bate na mosca e as vezes nem tanto.

Vcs acham que a descrição comercial é importante ou irrelevante?

B)
8 anos 4 meses atrás #64051

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Descrição comercial

Ricardo Donato escreveu: Vcs acham que a descrição comercial é importante ou irrelevante?


A descrição comercial é fundamental para o mercado, sobretudo porque é uma parcela pequena dos consumidores que conhece bem o suficiente todos os estilos para saber o que esperar da cerveja só ao ler o estilo. Além do quê, uma descrição comercial adequada fornece informações sobre a receita e o processo de produção que são importantes mesmo para quem conhece bem o estilo em questão (p.e., qual a variedade de lúpulo usada em uma IPA). A importância disso fica clara quando comparamos com o mercado de vinho: ou você sabe como é um Chianti na taça (porque já bebeu vários ou porque leu em um manual), ou não vai encontrar nenhuma informação a respeito em nenhum rótulo de Chianti e vai ter de comprar às escuras (e talvez depois vá reclamar da acidez, do pouco corpo e da secura). Só para dar um exemplo pontual.

Agora, o problema é que está cheio de cervejaria por aí que dá um chutão grosso nas descrições comerciais e escreve cada pérola que benza deus... Muitos cervejeiros fazem a descrição comercial de acordo com a forma como eles gostariam que a cerveja deles tivesse ficado, e não de acordo com o resultado real. Isso é gritante nas wood-aged beers, cheias de descrição de aromas de baunilha e coco, mesmo quando a cerveja simplesmente ficou azeda.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gabriel Lucas Scardini Barros, Gabriel C., Ricardo Donato
Last edit: 8 anos 4 meses atrás by Alexandre Almeida Marcussi.
8 anos 4 meses atrás #64052

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gabriel C. no tópico Descrição comercial

Ricardo Donato escreveu: Sempre leio aqui no Brejas tanto a descrição comercial quanto a descrição dos usuários... As vezes bate na mosca e as vezes nem tanto.

Vcs acham que a descrição comercial é importante ou irrelevante?

B)


Ótima questão, Ricardo!

Concordo totalmente com o Marcussi, a descrição comercial DEVERIA ser importantíssima. Infelizmente, é bem comum o texto ser meio irrelevante (tipo "cerveja com pegada suave", que não quer dizer nada) ou simplesmente descrever o que os criadores queriam que estivesse na garrafa.
8 anos 4 meses atrás #64066

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Edson Marquezani Filho no tópico Descrição comercial

Alexandre Almeida Marcussi escreveu:

Ricardo Donato escreveu: Vcs acham que a descrição comercial é importante ou irrelevante?

Muitos cervejeiros fazem a descrição comercial de acordo com a forma como eles gostariam que a cerveja deles tivesse ficado, e não de acordo com o resultado real. Isso é gritante nas wood-aged beers, cheias de descrição de aromas de baunilha e coco, mesmo quando a cerveja simplesmente ficou azeda.


No outro tópico falando sobre as wood-aged da Wals isso ficou claro. Pela descrição delas, me dá água na boca. Pelo feedback da galera por aqui, nem tanto. =P
8 anos 3 meses atrás #64150

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Descrição comercial

Edson Marquezani Filho escreveu: No outro tópico falando sobre as wood-aged da Wals isso ficou claro. Pela descrição delas, me dá água na boca. Pelo feedback da galera por aqui, nem tanto. =P


Se fossem só as da Wäls, tava bom. A Bamberg St. Michael tinha esse problema na descrição: era uma sour ale bem interessante, se fosse ver (com base de uma weizenbock clara), mas a descrição não dava a entender isso de jeito nenhum. Lembro-me também da Catarina Vintage Ale, que se apresentava como uma barrel-aged old ale e que era uma sour ale, simplesmente. Isso para ficar nos exemplos extremos, sem citar as várias cervejas barrel-aged que pegam "aquele tiquinho" de acidez e o produtor "esquece" de incluir isso na descrição.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
8 anos 3 meses atrás #64154

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Edson Marquezani Filho no tópico Descrição comercial

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: A Bamberg St. Michael tinha esse problema na descrição: era uma sour ale bem interessante, se fosse ver (com base de uma weizenbock clara), mas a descrição não dava a entender isso de jeito nenhum. Lembro-me também da Catarina Vintage Ale, que se apresentava como uma barrel-aged old ale e que era uma sour ale, simplesmente.


Tomei ambas e concordo.

A St. Michael eu paguei uma bala e, à época, confesso que me decepcionei (eu ainda não estava familiarizado com sour). Esperava uma Weizenbock "amadeirada" e veio outra coisa. Já a Catarina Vintage Ale foi uma grata surpresa, depois de eu já ter caído nas graças da Brett, e que eu inclusive repeti a dose ( funky pra caramba)! Mas, realmente, são 2 cervejas cuja descrição vendem algo completamente diferente do que são. A Catarina Vintage Ale, inclusive, é uma que ainda vou comprar novamente, porque adorei! ;)
Last edit: 8 anos 3 meses atrás by Edson Marquezani Filho.
8 anos 3 meses atrás #64155

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se