Cadastre-se

Cerveja para mulheres - ???

Criado por Ana Castilho no tópico Cerveja para mulheres - ???

A notícia dos últimos dias foi o lançamento da Proibida Puro Malte Rosa Vermelha Mulher (que nome gigante!), "uma cerveja delicada e perfumada, feita especialmente para você, mulher". A notícia gerou reações beeem ruins das cervejeiras que conheço, é lógico. Como apreciadora de IPAs, não acho que haja a necessidade de rotular uma cerveja "delicada" como exclusiva para mulheres, já que paladar é uma questão de gosto e treino.
Gostaria de saber a opinião dos confrades a respeito disso.
7 anos 2 meses atrás #65810

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Roberto Machado no tópico Cerveja para mulheres - ???

Isso me parece puro reflexo de uma realidade de mercado, já que estamos considerando uma cerveja de massa. A Publicidade brasileira é extremamente criativa, das mais destacadas no mundo, mas ainda é relativamente "seletiva" no que toca às questões de gênero e racial. O quanto dessa "seletividade" vem da raiz das próprias agências ou por pressão do contratante, ainda é, para mim, um mistério.

O fato é que, por mais que a situação esteja evoluindo, ainda é forte o conceito de cerveja como bebida associada a ambientes masculinos, infelizmente. Quando o assunto é cerveja artesanal/especial, a coisa já vai tomando rumo bem distinto, e só não enxerga quem não quer que as mulheres estão cada vez mais conquistando espaço nesse segmento.

É fato que o organismo feminino tende a sofrer mais os efeitos do álcool (não faltam fontes sólidas sobre isso). Tanto é que se recomenda às mulheres, como dose diária segura, quantidade menor de álcool do que a indicada aos homens. Mas daí a crer que isso tenha a ver com a sensibilidade do paladar feminino em relação a bebidas alcoólicas, penso que não faz sentido. Parece-me, mesmo, que ainda é questão muito mais cultural do que fisiológica.

Aqui no site mesmo, nas avaliações, não é incomum encontrar comentários do tipo "cerveja muito leve, fraquinha, boa para mulheres". E muitos escrevem isso com naturalidade, sem se dar conta de que estão repassando um machismo cultural. É por isso que, nesses casos, sempre tomo o cuidado de escrever algo como "cerveja leve, boa para paladares mais sensíveis". Conheço pelo menos dois casais cujo marido às vezes acha forte certas cervejas de trigo, enquanto a esposa encara na boa uma Imperial Stout.
Agora, em pleno século 21, se algum homem ainda se sente incomodado com a possibilidade de ser mais "sensível" ao álcool do que uma mulher, tem algo de errado aí. Mas, com certeza, nada que um bom psicoterapeuta não ajude a resolver...
7 anos 2 meses atrás #65811

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico Cerveja para mulheres - ???

A cerveja pode até instigar a curiosidade de mulheres que não bebem (cerveja), mas hoje em dia não vejo muito sentido nessa abordagem. Penso que, em certa medida, foi infeliz. Cabe agora ao mercado dar sua resposta natural: se abraça o produto ou se o rejeita...
 
7 anos 2 meses atrás #65812

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Roberto Machado no tópico Cerveja para mulheres - ???

Claudinei, a abordagem infeliz pode ter sido proposital. Que melhor divulgação há de um produto novo senão criar polêmica? Gente pra morder a isca é o que não falta.

Ana Castilho: você pode até ser um usuário "fake", somente para tentar estimular a discussão sobre o novo produto, torná-lo conhecido. Mas se for realmente uma mulher preocupada com a questão, não se sinta ofendida com a hipótese que aqui levanto; apenas tenha em mente que o uso de perfis falsos para atingir certas finalidades é um recurso bastante comum na rede.

Enfim, para quem se incomodou com a abordagem da nova cerveja, minha sugestão é: se experimentou e achou boa, fique em silêncio; se achou ruim, divulgue sua opinião. Sempre respeitando os limites do razoável, claro.

O que sei é que determinei a mim mesmo que estou PROIBIDO de gastar um centavo com qualquer cerveja dessa série, seja "para mulher ou para homem". Mas se alguém me oferecer, posso dar uma bicada... hehe!!!
7 anos 2 meses atrás #65813

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Ana Castilho no tópico Cerveja para mulheres - ???

Roberto, não sou um usuário fake, só não tenho tempo de sobra pra postar - tarde demais para eu não me ofender. Não, não é nem estimular a discussão, eu já tenho uma opinião sobre este assunto, que é a de achar desnecessário que haja mais um produto onde ocorre a separação de gênero. Já não basta gilete, shampoo, desodorante e até carro "feminino" (lembra da propaganda?)

Parece bobagem, mas como você mesmo citou, cerveja é um assunto ainda restrito e assimilado a um público masculino, e a mesma marca lançou uma cerveja "Forte" para "machos" como diz propaganda deles. Aliás, juro que queria saber quem é o responsável pelo marketing da Proibida, tinham que mandar de volta para a faculdade...

Enfim, eu até procurei essa bendita cerveja, mas ainda não consegui encontrar, faço questão de provar só pra ter a certeza do que eu já sei: vai ser uma cerveja fresca, sem características especiais, que vem com um rótulo rosa.
Last edit: 7 anos 2 meses atrás by Ana Castilho.
7 anos 2 meses atrás #65814

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Henrique de Abreu Braga no tópico Cerveja para mulheres - ???

A cerveja deve ser uma bosta, a ideia de marketing é uma bosta, o nome é uma bosta e não deve durar no mercado. O assunto é tão batido que nem merece outro post aqui.

Discordo com a questão de "isca" para criar polêmica. Até porque como já dizia Ogivily, 'Nothing will kill a bad product faster than good advertising.'
7 anos 2 meses atrás #65815

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se