Cadastre-se

Westvleteren por transporte público

Criado por Pedro Pereira no tópico Westvleteren por transporte público

Pessoal, acabo de voltar da Bélgica, e um dos meus destinos por lá foi a Abadia de Sint Sixtus, onde é feita a Westvleteren. Uma das grandes dificuldades que tive enquanto programava a viagem foi em relação a como chegar até lá usando transporte público, já que quase tudo que eu lia se referia a ir de carro até lá. Mas como todo mundo ia beber, acho que o carro não seria uma boa idéia. Sendo assim, vai aí as dicas que como ir sem carro. Apesar de mais demorada e de parecer complicada, a viagem foi bem tranquila.

1) O primeiro passo é olhar no site do In de Vrede (o restaurante da abadia) os horários de funcionamento. Ele costuma fechar às sextas-feiras, e mais alguns dias durante o ano. Pra evitar problemas, basta dar uma olhada nesse link antes de viajar: www.indevrede.be/languagee/index.htm

2) Escolhida a data da viagem, consulte o site da companhia belga de trens ( www.belgianrail.be/ ) e faça uma pesquisa saindo do local onde você estará até a cidade de Poperinge, que será o seu ponto de parada para a abadia.

3) A estação de Poperinge fica a 7 km da abadia. Pra fazer esta rota, existem três possibilidades: encarar os 7 km a pé, alugar uma bicicleta (muitos fazem isso), ou marcar horário com a companhia de ônibus de West Flanders, a BelBus. Escolhi a última. O ônibus de lá funciona de maneira bem diferente, a qual gera um estranhamento a princípio, mas funciona de maneira impecável. Vá sem medo. O procedimento é o seguinte: com os horários dos trens em mãos, ligue para a BelBus com uma antecedência mínima de 2 horas (melhor que seja até no dia anterior). O telefone é +32 059 56 52 56. A atendente falará inglês e fará um rápido cadastro com você. Você terá que escolher o horário e o local onde pegará o ônibus. Marque para sair da estação de trem de Poperinge, e avise que você vai para a Abadia de Sint Sixtus. Aproveite pra marcar logo o horário de volta também (e calcule ao menos 3 horas na abadia). O custo é de 2 euros por pessoa, e é pago no ônibus. Ao chegar em Poperinge, o mini-ônibus estará te esperando no horário combinado, bem em frente à estação, e te deixará na porta da abadia.

4) O único problema de ir de transporte público acaba sendo as paradas no meio do caminho, o que deixa a viagem bem mais longa. Mas isso pode se tornar até um ponto positivo, basta aproveitar estas paradas. Provavelmente, o trem que você irá pegar terá uma troca em Kortrijk. A depender do tempo da parada, dê uma voltinha pelos arredores da estação, indo até a praça principal, que é bem perto. Vale a pena o passeio. Na volta, caso você chegue em Poperinge e o trem ainda vá demorar pra sair, há duas opções: uma é visitar o Museu do Lúpulo (não tenho maiores informações, já que não fui), e outra é sentar na praça principal e tomar algumas das boas cervejas locais.

5) Apesar de parecer trabalhosa, a viagem é super agradável, e o ambiente na abadia é fantástico, além das cervejas, é claro. Fique na parte externa, principalmente se o tempo estiver bom. O In de Vrede é o tipo do bar que dá pra ficar horas. O serviço é bem ruinzinho, mas você pode ir comprar a cerveja no balcão pra agilizar. Em relação a trazer as cervejas de lá, não adianta nem implorar ao garçom. Você só vai conseguir se fizer todo aquele procedimento de encomendar uma caixa por telefone antes de ir pra lá, mas aí outras pessoas devem ter dicas melhores.

Abraço.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Dennis FM, marina cervi, Paulo Fernandes
Last edit: 11 anos 5 meses atrás by Pedro Pereira.
11 anos 5 meses atrás #40786

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fabiano Pereira no tópico Westvleteren por transporte público

Caro Pedro,

Obrigado pelas dicas valiosas. Se um dia eu perder o medo de avião, apesar de vez ou outra me ver obrigado a utilizá-lo em razão do trabalho, certamente farei uso de suas informações na ida à "Meca" das cervejas.

Fabiano
"Um pouco de cerveja é um prato para um rei." (William Shakespeare - "A Winters Tale").
Last edit: 11 anos 5 meses atrás by Fabiano Pereira.
11 anos 5 meses atrás #40792

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Luiz Felipe Malta Fernandes no tópico Westvleteren por transporte público

Excelentes dicas.
11 anos 5 meses atrás #40794

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por FiL Crux no tópico Westvleteren por transporte público

Belas dicas mesmo! Valeu Pedro!!!
11 anos 5 meses atrás #40810

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André P. Vieira no tópico Westvleteren por transporte público

Excelente! Irei pra lá agora em Abril, e pretendo fazer o trajeto Poperinge -> Westvleteren de bike. E depois dar uma esticada na De Struise se eu estiver em condições de guiar uma bike até lá hahaha
we may have a beer addiction
beeraddiction.com.br
10 anos 11 meses atrás #45740

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André P. Vieira no tópico Westvleteren por transporte público

Ah, por falar nessa viagem que mencionei acima, gostaria de uma opinião dos amigos: pretendo ir logo cedo (umas 11h da manhã) pro In De Vrede, então à tarde sobraria tempo para visitar a De Struise ou a St Bernardus, ambas próximas à Westvleteren. DE BIKE! Ir nas duas, além da Westvleteren, seria too much, porém não consegui decidir qual visita vale mais a pena. À princípio estou inclinado pela De Struise. Lembrando que não terei outro dia para voltar lá.

E aí, vocês iriam em qual das duas?
we may have a beer addiction
beeraddiction.com.br
10 anos 11 meses atrás #45747

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se