Viagem e Cerveja - Onde beber na Rússia

A Rússia não tem um grande histórico de boas cervejas, pelo menos não que a gente conheça aqui no Brasil. O BREJAS pôde ir e conferir que, realmente, não há nada de grandioso em termos de cervejas locais e que a famosa Russian Imperial Stout, de russo, acho que só ficou o nome mesmo, porque encontrá-la por lá não é tarefa fácil.

Porém, não desanime ainda. O país tem uma grande variedade de cervejas europeias, principalmente danesas, tchecas e alemãs, então dá pra se tivertir bastante por lá. Logo abaixo você terá algumas dicas de lugares onde beber suas cervejas especiais em Moscou e em São Petersburgo, as duas principais cidades russas.

TINKOFF

Uma micro-cervejaria que começou em São Petersburgo em 1998 e já tem 9 bares em diferentes cidades da Rússia, incluindo Moscou.

BREJAS visitou a cervejaria original de São Petersburgo em junho de 2009 e gostou do que viu. Eram 6 cervejas diferentes: duas de trigo, duas pilsens, uma lager clara e uma escura. Todas são muito boas.

Tinkoff logo

Tinkoff Faixada
Aí dentro fica a Tinkoff

Tinkoff entrada
Ricardo Sangion ao descobrir a cervejaria (e o pingo d'água na lente ficou bem no nariz)

Tinkoff balcão
Balcão grande, boa cerveja e garconetes bonitas

Tinkoff interior do bar
O restaurante/bar de São Petersburgo é grande e tem diversos telões.

Tinkoff - chopeira com 6 estilos
Chopeira com 6 estilos de cervejas próprias

Ricardo Sangion degustando uma Tinkoff
Com as instalações da cervejaria ao fundo

Tinkoff - com fábrica
A fábrica é visível a todos os frequentadores do bar

São Petersburgo
Kazanskaya, 7
Duas quadras atrás da Kazan Catedral

Moscou
Protochniy Pereulok, 11
Próximo à estação Smolenskaya do fantástico metrô da cidade

http://www.tinkoff.ru

Shtolnya

O nome quer dizer "galeria da mina". E não é a mina mulher dos manos não. A casa tem o interior como se fosse uma mina de carvão, toda em pedra e colunas de madeira, além de objetos de mineração como decoração.

Shtonlya - bar em Moscou com cervejas especiais

Moscou
Zatsepsky Val, 6/13
Próximo à estação Paveletskaya do metrô.
Fica escondido atrás de outro restaurante circular e ao lado de um restaurante italiano e outro asiático.
http://www.shtolnya.com

Starina Muller

Uma das mais antigas redes de cervejas especiais e também uma das que oferece a maior variedade de cervejas on tap. São diversos endereços em Moscou. Além do nome característico, o logo tem um alemão com aquelas calças verdes e suspensórios vermelhos, então já sabe: é uma típica casa alemã, com pratos típicos do culinária da Baviera. São cerca de 15 cervejas diferentes na pressão, a maioria da região de Munique na Alemanha, mas há uma ou outra "estrangeira".

Faixada do Starina Muller em Moscou/Rússia

Um fato curioso é que não deixaram tirar fotos dentro da casa. Conseguimos uma logo na entrada, que não ficou tão legal. Uma pena!

Starina Muller em Moscou/Rússia

Vários endereços em Moscou:

  • Malaya Dmitrovka, 18a
  • Vorontsovskaya, 35b
  • Schmitovskiy Proezd, 2
  • Bakuninskaya, 7

http://www.muller.ru

 

Lojas de Conveniência

Quando o BREJAS esteve na Rússia, se espantou com a quantidade de lojas de conveniência próxima a metrôs, ou até mesmo dentro deles, oferecendo dezenas de boas cervejas por preços muito atraentes. Portanto, fique atento às geladeiras.

Cervejas na Rússia em lojas conveniência

Cervejas na Rússia

DICAS DO BREJAS

BREJAS já esteve na Rússia e sugere:

  • Procure pelas cervejas da Baltika, em geral são muito boas
  • Prove as cervejas Redd's. São cervejas com sabor de frutas, direcionadas ao público feminino, mas que são bem interessantes.
  • Aproveite que o país tem uma boa variedade de cervejas tchecas e não deixe de prová-las
  • Assim como no Brasil, há muita cerveja mediana e ruim, portanto pesquise com antecedência o que irá beber
  • Não beba cerveja na rua. É proibido. Mesmo que você veja que as pessoas bebem e que haja a venda de cerveja gelada dentro do metrô, saiba que os guardas podem pará-lo se te pegarem bebendo, especialmente dentro do metrô, onde há placas de "proibido beber". E guardas russos são tão ou mais corruptos que no Brasil.
  • Encontrei cervejas russas em outros países da Europa, como por exemplo Copenhaguem e Berlim, principalmente em lojas de artigos russos (meio óbvio não é?). Portanto, se ficou curioso em conhecer alguma cerveja produzida na Rússia, vale a pena fazer uma pesquisa antes de viajar.

Na zdorovje!


Tem dicas de cervejas russas ou de bares/pubs/ imperdíveis na Rússia? Compartilhe-as conosco e com os demais leitores, enviando as suas barbadas e suas fotos (se as tiver) para o nosso e-mail [email protected]. Elas serão publicadas no site juntamente com as nossas, para alegria de todos os leitores do BREJAS.

Para deixar seus comentários, visite o correspondente post do Blog do BREJAS.


Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]