Bares que Amamos: U FLEKU

Comentário
3.351 visitas

UFleku

Kremencova, 11, Nové Mesto, Praga, República Tcheca

Aqui no Brasil os índios perambulavam pelas praias, com suas vergonhas à mostra, à espera das naus de Cabral, as quais chegariam apenas um ano depois. Enquanto isso, em 1499, em Praga (República Tcheca), a cervejaria U Fleku abria suas portas aos bebedores.

Trata-se da mais antiga cervejaria de Praga, e o centenário relógio que ornamenta sua fachada já testemunhou acontecimentos do arco da velha. Na verdade, seu batismo aconteceu muitos anos após a fundação, em 1762, quando foi adquirido por um certo Jakub Flekowský, o qual emprestou parte de seu nome ao brewpub. Após a Segunda Guerra, com a dominação soviética, o lugar foi entregue a um conselho de administração nomeado pelo Estado. Somente depois da Revolução de Veludo, em 1989, o U Fleku pôde voltar às mãos da família de Jakub.

Recuse o Schnapps!

A cerveja da casa, produzida no local, é a interessante dunkel Flekovský Tmavý Lezák 13°, servida on tap por garçons apressados, que também insistem pra que você aceite a todo momento copinhos de schnapps, um destilado absurdamente forte. E aqui vai a dica deste escriba viajante: Ao ser abordado por um desses garçons lhe estendendo a bebida, seja incisivo e diga em pausado e entendível inglês que não, obrigado, hoje você só vai beber cerveja. Funcionou comigo. A não ser, evidentemente, que você deseje mesmo enfiar o pé na jaca e chamar Jesus de Genésio pelas ruas da capital tcheca…

Na minha última visita a Praga, calculadamente, deixei pra pintar por lá numa segunda-feira, a qual, por estar chuvosa e fria, contribuiu para que a horda de turistas que habitualmente infesta o lugar não fosse a minha companhia. O ambiente e a decoração transpiram história, com paredes revestidas de madeira e mesas quilométricas, onde se pode deixar-se ficar ao som do acordeão.

Viaje nas fotos

Paro aqui de descrever o U Fleku com palavras e deixo as fotos abaixo para que o leitor viaje comigo por mais esse bar mítico:

 

1 Respostas para “Bares que Amamos: U FLEKU”


  • 1 Jorge Appel Soirefmann

    Estive lá em Maio/2012,a cerveja é mesmo excelente, a comida também é boa. Importante: a cerveja lá não dá dor de cabeça, ao contrário das nossas …

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]