A Brouwerij Bosteels é uma cervejaria belga fundada em 1791 por Jean-Baptist Bosteels. Localizada na pequena cidade de Buggenhout, foi comandada pela mesma família de seu fundador até a 7ª geração. Em setembro de 2016, contudo, acabou sendo vendida para a Anheuser-Busch InBev.
Visitas guiadas, incluindo contextualização histórica, passeio pela fábrica e degustação, podem ser agendadas pelo site da cervejaria.
TRIPEL KARMELIET
Lançada em 1996, leva malte de cevada, aveia e trigo, além de lúpulo e especiarias. Refermentada na garrafa, tem receita inspirada em uma antiga cerveja que foi produzida pelo Convento Carmelita de Dendermonde, na França, em 1679.
Líquido translúcido de coloração amarela escura. Servido, mostra farta formação de espuma branca, fofa, consistente e persistente - deixando o famoso "belgian lace" na taça.
Extremamente perfumado, o aroma se abre em nuances cítricas de limão siciliano e lima da pérsia, toques esterificados de abacaxi, pegada condimentada de pimenta branca e coentro, suave maltado com um quê de mel, mais leve floral de lúpulo. Nada menos do que estupendo!
Ao paladar revela corpo médio e carbonatação pulsante. Sutil dulçor maltado costura notas de abacaxi, damasco seco, lima da pérsia e limão; sugestões de coentro, pimenta branca, biscoito de aveia e mel. Aquecimento alcoólico confortante pulula na língua. Certa sensação de se estar bebendo perfume permeia toda a degustação. Moderado amargor pontua o final equilibrado, condimentado e frutado. Na minha opinião, o trem desce que é uma beleza.
O que dizer desta cerveja? Que ela é clássica e excelente, é chover no molhado. Que ela está cara demais e tenho saudades de quando eu a tomava direto, a garrafa custava quatorze reais e eu gostava de harmonizá-la com queijo de cabra holandês banhado em limão? Talvez...
Fato é que, seja por qualidades intrínsecas, seja pelo valor afetivo - para mim - ela é perfeita.