Detalhe da Avaliação

4.2 130
Bélgica
Daniel Calicchio
Daniel Calicchio
02 de Setembro de 2008 73770
(Atualizado: 05 de Janeiro de 2013)
Avaliação Geral
 
4.5
Aroma
 
9/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
18/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
9/10
*Edição de 2011

Uma cerveja com espírito de champagne: esta é a DeuS Brut des Flandres. O seu processo começa na Bélgica onde é preparada, fermentada e maturada pela primeira vez. Depois vai para a região de Champagne, na França, onde é engarrafada com adição de açucares fermentáveis e levedura, gerando assim uma nova fermentação na garrafa seguida por meses de maturação. É nesta etapa que ocorre o famoso método "champenoise", durante o qual a garrafa é girada em torno de seu próprio eixo ao mesmo tempo que se apoia em cavaletes que vão inclinando vagarosamente, ao longo de semanas, até que ela fique completamente de ponta cabeça. O objetivo do processo é fazer com que o levedo se deposite no gargalo que é então congelado para que facilite a expelição e remoção de todas as partículas que outrora estavam em suspensão. O resultado é uma cerveja límpida e delicada, com características que lembram um autêntico espumante. Vamos à degustação!

Líquido cristalino de coloração amarelo palha, lembrando bastante a cor de uma cerveja comum. O colarinho é branco de bolhas pequenas, formação abundante e média persistência.

Os mais divinos ésteres e fenóis esvanecem no ar e penetram as narinas assim que a rolha é removida. Na taça, esbanja notas florais e frutadas. As referências são muitas - maçã verde, pêra, sálvia, alecrim, tabaco e abacaxi maduro. Tantas fragrâncias advindas de um mesmo líquido ajudam a confirmar que estamos frente uma cerveja mais do que especial.

Na boca demostra notável leveza, considerado o seu alto teor alcoólico. A carbonatação é elevada e assim como um frisante mordisca a língua. O gole começa com intensa doçura e rapidamente traz ao paladar elementos frutados com sugestão de frutas cítricas, abacaxi, pêra e maçã. Constata-se também certa acidez e suave picância, sobretudo no final um tanto adocicado e carregado de especiarias como alecrim e coentro. O amargor praticamente não se percebe no conjunto. No retrogosto permanece a sensação de especiarias e um certo melaço muito adocicado que "per se" não é desagradável, mas que ao longo da degustação pode conferir um caráter enjoativo.

Um bebida especial para momentos especiais. Delicadeza, requinte, sofisticação. DeuS é sublime. Uma grande experiência cervejeira capaz de fazer o mais endurecido ateu se dobrar sobre seus joelhos e reverenciá-la. Afinal, DeuS existe e qualquer homem pode alcançá-lo por menos de 200 reais. Amém!

Detalhes

Degustada em
04/Janeiro/2013
Envasamento
Volume em ml
750 ml
Onde comprou
Bruxelas
Preço
30 euros
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .