Em 1970 dois cunhados, Pierre Gobron e Christian Bauweraerts, decidiram começar a fabricar a própria cerveja. O que por mais de uma década foi somente hobby acabou virando negócio e em 1982 a "Brasserie d'Achouffe" foi inaugurada. Localizada na pequena vila de Achouffe, município de Houffalize, no centro da parte belga das montanhas Ardenas, suas cervejas são exportadas para diversos países tendo a Holanda como principal cliente. Vendida em 2006, desde então faz parte do grupo Duvel Moortgat.
Líquido castanho escuro, meio avermelhado, que permite pouca passagem de luz. A espuma bege se forma com abundância, exibindo boa densidade e longa permanência.
O aroma reúne toques de malte tostado com nuances frutadas e vínicas, remetendo à 'toffee', ameixa em calda, damasco seco e uva roxa. Suave acidez também pode ser percebida bem como ares de lúpulo herbáceo.
Encorpada e sedosa, na boca mostra perfil adocicado com intensa sensação de ´toffee' e caramelo. Notas de uva passa e outras frutas como cereja, damasco e tâmara acrescentam maior complexidade. Apesar da potência etílica os goles descem macios e proporcionam confortante aquecimento das mucosas. Ligeira acidez surge no final em intensidade apenas suficiente para equilibrar o volumoso dulçor caramelado. O retrogosto tostado traz ecos de 'toffee' que permanecem na boca por alguns segundos.