De acordo com a tradição oral, um fidalgo português, no século XIX, dividira entre suas três filhas (Madalena, Beatriz e Ida) as terras que possuía onde hoje está a cidade de São Paulo. E teria sido desta divisão que se originariam as atuais Vila Madalena, Vila Beatriz e Vila Ida - bairros bastante frequentados pela boemia paulistana.
Com base nessa história, a Ambev trouxe a Três Fidalgas: uma 'Pale Ale' puro malte produzida na fábrica de Jacareí (SP). Lançada em outubro de 2016, sua distribuição se dá quase que exclusivamente em casas noturnas e bares localizados nas "Vilas Irmãs".
Acobreada e translúcida, forma um dedo de colarinho bege claro de média duração.
Aroma proeminente de casca de pão, passando por toques de cereais, caramelo, além de leve fundinho cítrico remetendo a doce de laranja.
Ao paladar mostra corpo baixo-médio, com dulçor sutil de caramelização e carbonatação suave. Notas de casca de pão, cereais e uma citricidade discreta despontam aqui e ali. O final é essencialmente maltado, caramelado, de reduzido amargor.
Cerveja de pouco apelo para o público familiarizado com o universo das artesanais. Em alguns aspectos, me lembrou até a Brahma Extra Märzen (que é uma Lager), só que com uma pegadinha cítrica. Na falta de opções melhores, pode ser uma alternativa para a botecagem.