A Prius é uma cervejaria paulistana em atividade desde 2016. Comandada por três sócios de ascendência japonesa, a empresa foca no desenvolvimento de produtos que carreguem algo desta cultura. Neste sentido, todas as cervejas da casa são preparadas com uma cota de levedura de saquê somada à levedura tradicional do respectivo estilo. Além disso, uma bebida chamada muguichá (espécie de chá de cevada popular no Japão) é também produzida.
Por não ter fábrica própria, a Prius opera dentro do modelo "cigano". Isto é: aluga a capacidade ociosa de outra cervejaria para executar sua produção.
KÖLSCH GINJO
Kölsch fermentada a partir da combinação de sua levedura tradicional com levedura de saquê. 18 IBU.
*Rótulo produzido, sob contrato, nas dependências de cervejaria Hoffen Bier em Votorantim (SP).
Líquido amarelado, translúcido. No copo, forma dois dedos de creme esbranquiçado de longa permanência.
Delicadíssimo, o aroma traz notas de miolo de pão, maçã e damasco seco junto a toques florais/condimentados de lúpulo; tudo sutil - como manda o estilo.
O sabor também passa por miolo de pão, maçã e damasco seco, porém com o acréscimo de um dulçor bem discreto a sugerir mel. Moderado amargor puxa o final seco, equilibrado. De corpo baixo-médio e carbonatação suave, é refrescante pra burro e fácil de beber.
Não tomei tanta Kölsch na vida para opinar sobre o quanto a adição da levedura de saquê alterou ou não o perfil sensorial. Portanto, só posso dizer que ela é do tipo "pra tomar de balde" e que a achei ótima.