A Salto de Fé é uma micro-cervejaria artesanal localizada em Belo Horizonte (SP). Fundada em 2019, conta com fábrica própria e bar anexo.
RYE HAZY DIPA
Hazy IPA de brassagem única feita com malte de centeio e adição de lúpulo durante todas as fazes da mosturação até o dry-hopping na maturação. Malte de cevada, malte de trigo, aveia e açúcar invertido também estão entre os ingredientes. 35 IBU.
O rótulo foi produzido com o blend 2025 de lúpulos Pink Boots, o qual consiste das variedades HBC 638, El Dorado, Ahtanum e Idaho 7. A iniciativa é da Pink Boots Society - uma associação internacional em defesa das mulheres e pessoas não binárias na indústria cervejeira. Todos os anos a associação elabora uma combinação de lúpulos diferentes e a vende a todas as cervejarias que quiserem contribuir com a causa.
Líquido turvo de coloração amarelada. Na taça, forma um dedo de espuma esbranquiçada de baixa retenção.
Aroma dominante de lúpulo, remetendo à abacaxi, laranja e pêssego. Nuances neutras de malte sinalizam em segundo plano. Apesar de agradável, a expressão dos lúpulos é significativamente menos intensa do que a habitual do estilo.
Na boca surpreende ao entregar não só as notas de abacaxi, laranja e pêssego, presentes no aroma, mas também de frutas vermelhas, como morango e amora. Um dulçor leve de malte dá suculência conjunto. A picância suave do centeio pontua o final lupulado cítrico e frutado, moderadamente amargo. Com corpo médio e textura sedosa, tem razoável "drinkability".
Cerveja que decepcionou um pouco no aroma, mas compensou demais no sabor. A combinação de centeio picante, toques tropicais e de frutas vermelhas funcionou muito bem. Creio que se não tivesse sido extraviada pelos Correios, e chegado na data esperada, seria ainda melhor.