Inaugurada em janeiro de 2010 na cidade paulista de Piracicaba, a "Dama Bier" é uma das recentes cervejarias artesanais que chamam a atenção no atual cenário cervejeiro. Não por acaso os seus proprietários são parentes diretos dos donos da já consolidada cervejaria "Bamberg", de Votorantim. A fábrica ocupa uma área de 1900m2 e tem capacidade de produzir 60.000 litros/mês. Ela conta ainda com um 'gastropup' (*atualmente em reforma), onde se pode comer e tomar as cervejas da casa.
O exemplar degustado foi adquirido direto na fábrica, com data de validade recém fixada para daqui 11 meses. Mais fresca impossível!
Líquido dourado e brilhante. Espuma bege-clara de alta formação, densa e consistente com longa duração.
Aroma marcado pela presença de lúpulos cítricos e herbáceos, com malte levemente tostado em segundo plano. Notas de romã, laranja e tangerina saltam às narinas, seguidas por discreto toque de eucalipto.
Na boca tem corpo médio e elevada carbonatação. Boa carga de malte contrapõe sabores levemente tostados e caramelizados com o assertivo amargor dos lúpulos. Nuances cítricas e florais remetem à toranja, casca de laranja, erva-doce e flor de limoeiro. Reminiscências de casca de pão tostado surgem no final moderadamente amargo e adstringente. Retrogosto de média persistência, lupulado, permeado por sensações cítricas e herbáceas.
Balanceada, a "Dama Indian Lady" revela-se ótima opção para velhos e novos consumidores do estilo "IPA". Americana no aroma e inglesa no sabor, ela é perfeita na harmonização com comidas, justamente por não ser tão extrema a ponto de ofuscar outros sabores. Recomendo!