Localizada na cidade de Forquilhinha, extremo sul catarinense, a "Cervejaria Santa Catarina" (nome comercial "Saint Bier")nasceu no ano de 2007, vindo a produzir sua primeira leva em 2008, porém sendo inaugurada oficialmente apenas em 2009. Além de produzir sua própria linha de cervejas puro malte segundo a lei de pureza alemã, ela também fabrica, sob contrato, para as cervejarias "Coruja" e "Duff Beer BR". Em suas instalações também existe um Pub com restaurante. Além disso, ela também criou um clube de aficionados por cerveja, chamado "Amigos do Monge". O clube costuma se reunir com frequência no pub da cervejaria e, todo mês de maio, a cada ano, escolhem um sábado para promover uma grande festa.
Líquido castanho escuro, virtualmente negro, mas não completamente opaco.
O aroma destaca notas de chocolate, seguido por nuances mais brandas de café e um sopro de lúpulo. Não muito intenso, soa correto sem causar grande impressão.
Na boca mostra corpo médio pra alto e carbonatação mediana. O sabor pende para o dulçor caramelado/tostado do malte com notas de chocolate-meio-amargo ao centro. Além do chocolate, ecos de café, suave acidez e discreto amargor surgem no final. Agradável retrogosto torrado e achocolatado faz valer a experiência.
'Stout' nacional de bom custo-benefício que cumpre o que promete. Indico.