Localizada no chamado "município mais alemão do Brasil", é na cidade de Pomerode que cervejaria "Schornstein" instalou-se em 2006. Sediada num prédio de mais de 50 anos tombado como patrimônio histórico, possui uma arquitetura peculiar com uma chaminé de 30 metros de altura feita de tijolos à vista. Não por acaso, a palavra "schornstein" significa "chaminé" em alemão.
Com o crescimento da demanda por cervejas artesanais, a cervejaria ganhou nos anos subsequentes uma outra fábrica no estado de São Paulo, mais precisamente na cidade de Holambra. Em ambas as localidades conta ainda com bares de fábrica, respectivamente o Schornstein Kneipe (em Pomerode) e o Schornstein Krug (em Holambra).
De inspiração inglesa, a "Schornstein India Pale Ale" foi recentemente agraciada com medalha de ouro no "II Concurso Brasileiro da Cerveja" ocorrido em março de 2014 na cidade de Blumenau (SC).
Farto depósito de sedimentos acumulam-se no fundo da garrafa. Translúcida, possui coloração alaranjada formando avantajado colarinho bege de média retenção, transformando-se numa fina camada perene.
Aroma suave, permeado por traços de malte levemente caramelizado e lúpulo. Notas sutis de laranja lima e tangerina delimitam um perfil essencialmente cítrico.
Na boca mostra corpo e carbonatação medianos. Agradável dulçor maltado ressalta toques de açúcar queimado e melaço, deixando ainda espaço para que brilhem lúpulos de amargor moderado, porém nada negligentes. O final seco evidencia ótimo equilíbrio, proporcionando um gosto amargo sem exagero levemente resinoso.
'IPA' balanceada de pouca agressividade - típica da escola inglesa. Ideal para quem está ainda começando a se aventurar no universo das cervejas lupuladas. Boa pedida.