Mais um caso bem sucedido de 'homebrewers' que arriscaram se profissionalizar, a "Küd" é uma das diversas boas cervejarias artesanais pertencentes a profícua cena mineira. Localizada na cidade de Nova Lima - região metropolitana de Belo Horizonte - ela iniciou as atividades em 2010, exatamente dois anos após seus proprietários experimentarem receitas na panela de casa. Além da fábrica as instalações contam ainda com um bar/restaurante, o "Brew Pub Küd", onde se pode comer e apreciar as cervejas fresquinhas direto do tanque.
A linha toda segue uma atitude roqueira através de rótulos que levam nomes de clássicos musicais de bandas das décadas de 1960/70. É o caso da "Blackbird" que faz referência à canção homônima dos Beatles lançada junto ao famoso "White Album". Curiosamente o rótulo se afirma como a primeira cerveja do estilo 'Black IPA' feita no Brasil. Sua receita inclui a utilização de 4 tipos de malte passando por 4 estágios de lupulagem que lhe conferem amargor de 75 IBU's. Não coincidentemente, 75 foi o ano em que os Beatles oficialmente anunciaram seu fim.
Líquido marrom escuro que praticamente não permite passagem de luz. O colarinho cremoso de média formação exibe coloração análoga a da espuma de café com boa retenção.
No olfato mesclam-se em intensidades equivalentes o torrado do malte e o frutado/cítrico do lúpulo. Notas de chocolate amargo, café, laranja, maracujá, erva-cidreira surgem em primeiro plano com pitadas de leite e certo caprílico ao fundo. Um pouco estranho.
De corpo e carbonatação medianos, exibe textura semi cremosa e álcool bem inserido. Características marcantes de uma 'Porter' incidem no começo através de moderado dulçor achocolatado seguido por nuances de 'toffee' e marcante torrefação. Sutil caprílico aparece mais discreto que no aroma, não chegando a incomodar tanto. Sugestões de casca/poupa de laranja e maracujá surgem no centro acompanhadas por amargor assertivo, mas não exagerado. O final concatena todas as sensações prévias culminando num retrogosto cítrico e amargo ligeiramente adstringente de razoável persistência.
Boa interpretação do estilo executada pelo mineiros da "Küd". Alguns vieses estranhos, contudo, indicam que ainda há espaço para melhorias. De qualquer maneira vale a experiência, sendo seu único defeito mais sério o "precinho" de cerveja importada.