Cadastre-se

Lichtenhainer

Ricardo Loureiro 31 de Maio de 2019
 
3.7 (1)
758   0   1  
 
Escrever Avaliação
Adicionar a uma lista
lichtenhainer-min

Informações

Álcool (%)
3.8% ABV
IBU
11
Ativa
Temperatura
Copo ideal
O Lichtenhainer é um estilo histórico de cerveja de trigo alemã ácida, defumada e de baixa densidade. Com um caráter complexo, mas refrescante devido à alta atenuação e carbonatação, junto com um baixo amargor e uma acidez moderada. Originado em Lichtenhain, Thuringia (Alemanha Central). A sua maior popularidade veio no final de 1800 e estava disponível amplamente em toda Thuríngia. Como uma Berliner Weisse pré-1840. (fonte: levteck)

A cervejaria Hunsrück tem uma grande ligação com a Alemanha: o povo, as tradições, a história e a tão apreciada cerveja. Sua história se escreve com mãos alemãs, onde cerca de 40 famílias que embarcaram em Hamburgo, na Alemanha, em 1827, na 25ª viagem de alemães imigrantes para o Brasil. Porém estes passageiros passaram por momentos difíceis quando seu navio, chamado de VeleiroCäcilie (ou Veleiro Cecília), sofreu diversas avarias durante a travessia do Canal da Mancha. Seu capitão, em pânico, abandonou os viajantes em meio ao transtorno deixando-os à própria sorte em alto mar. Com o veleiro pendendo para os lados sem controle, seus tripulantes decidiram serrar seus mastros e deixá-lo livre das velas, o que transformou a viagem em longas 3 semanas sem destino certo. Conseguiram aportar na Inglaterra, onde se estabeleceram em péssimas condições por aproximadamente 2 anos e em 29 de setembro 1829 finalmente conseguiram aportar no Brasil em segurança.

Por todas as dificuldades que enfrentaram, fizeram a promessa de que homenageariam o santo desse dia, tornando esse seu padroeiro, a partir do momento que chegassem nas terras destinadas, que logo então passou-se a se chamar São Miguel de Dois Irmãos. Na atual cidade de Dois Irmãos, o dia 29 de setembro ainda é festejado, com a festa do Kerb. É um feriado municipal e é celebrado por todos com diversos eventos como missas, almoços, festas e muita comida típica alemã. Os mestres cervejeiros, descendentes alemães, conheceram em uma viagem à Alemanha, uma serra de montanhas baixas, localizada no estado da Renânia Palatinado, situado ao sudoeste do país. Essa região se chama Hunsrück e se parece muito com a região serrana onde o município de Dois Irmãos está localizado no estado do Rio Grande do Sul. A cervejaria foi batizada com este nome para homenagear tantas heranças importantes da nossa origem, fundada em 20 de Setembro de 2010.

Avaliações dos usuários

1 avaliações

Avaliação Geral 
 
3.7
Aroma 
 
7/10  (1)
Aparência 
 
4/5  (1)
Sabor 
 
14/20  (1)
Sensação 
 
4/5  (1)
Conjunto 
 
8/10  (1)
Para escrever uma avaliação por favor registre-se ou .
(Atualizado: 27 de Setembro de 2019)
Avaliação Geral 
 
3.7
Aroma 
 
7/10
Aparência 
 
4/5
Sabor 
 
14/20
Sensação 
 
4/5
Conjunto 
 
8/10
Cerveja de coloração dourada, límpida, espuma branca homogênea, bem fofa, de ótima formação e de baixa duração, adere bem nas laterias da taça no entanto. Já o aroma é bem cítrico e ácido, lembra uma cidra além de bem no fundinho apresentar algo de defumado, na boca sente-se malte de trigo, boa acidez cítrica, uvas verdes, maçã, já o defumado é bem tímido, presente, mas bem mais suave, a breja tem uma acidez gostosa e é bem equilibrada, altamente refrescante, média carbonatação e corpo baixo, retrogosto ácido e com baixíssimo amargor. Lembra um pouco uma sour com leve pegada defumada (bem no fundinho mesmo), apesar que tem mais corpo que a grande maioria das sours que eu já provei (que foram muitas). Eu particularmente gostei bastante da proposta dessa breja, com certeza vou comprar de novo.

Detalhes

Envasamento
Volume em ml
500 ml
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0

Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]

Cadastre-se